Notícias

08.02.2013 - 14h00
Ajudar está no sangue
BUTIÁ - Em um papo descontraído, na tarde de segunda-feira, 4, o coordenador do GVDS, Manoel Rosa, esteve com alguns integrantes do grupo no programa Sobral Cidade, para contar sobre as programações do grupo neste ano.
Doar sangue não dura mais que 10 minutos e é o único meio de repor o sangue de quem passa por cirurgias ou tratamentos de doenças como câncer. Uma única bolsa pode beneficiar três pacientes. As doações são a única maneira de salvar quem precisa repor o sangue perdido em acidentes ou as células que o corpo não consegue produzir. Carnaval lembra feriadão, que infelizmente lembra acidentes. Pensando nisso, o grupo estará realizando mais uma doação de sangue, amanhã, em 3 hospitais de Porto Alegre, e no domingo estarão organizando um galeto.
Este ano o Grupo Voluntário de Doadores de Sangue, completa 10 anos de existência e solidariedade. Para comemorar esta conquista, está sendo vendida uma rifa, que será sorteada no dia 16 de novembro, pela Loteria Federal, no valor de R$ 10, sendo que a pessoa concorre com 4 números, aos seguintes prêmios: 1º prêmio uma moto 125, 2º prêmio uma TV 32’’, 3º prêmio um notebook, 4º prêmio uma geladeira, 5º prêmio um potro, 6º prêmio uma novilha, 7º prêmio um fogão 4 bocas, 8º prêmio uma bicicleta aro 26, 9º prêmio uma ovelha e o 10º prêmio um forno elétrico.
Manoel explicou que quando o grupo ficou sabendo da tragédia de Santa Maria, no mesmo instante entraram em contato com os hospitais para saber da necessidade de doar.
- Não somente os integrantes do grupo que são solidários. Os gaúchos em si são muito sensibilizados. Não foi preciso doar sangue, pois pessoas já haviam se mobilizado para isso, explica o coordenador.
O grupo estará no 13º Carbomoto, nos dias 1,2 e 3 de março, com uma estande contendo fotos de atividades do grupo, e irão realizar o cadastramento de novos doadores. Além disso palestras sobre a importância de doar sangue irão ser realizadas juntamente com a divulgação dos trabalhos.