Notícias

08.02.2013 - 14h03
Depois de quase 2 anos rua continua sem nome
BUTIÁ- Em abril de 2011, uma Lei Municipal denominou “Darcy Gardini Pacheco” uma via pública do Bairro Centro, só que na prática, até hoje a rua continua sem nome, e ainda é utilizado o nome da praça como endereço.
Na edição da semana passada o JS publicou uma matéria sobre a secretaria de Assistência Social no Município, e informamos, baseados no site da prefeitura, que o atual endereço da Secretaria seria na Praça Clóvis Bevilacqua, no antigo prédio do Fórum.
Durante a semana nossa redação foi alertada por um familiar de que fazia algum tempo que esta rua da praça havia recebido o nome Darcy Gardini Pacheco. Pesquisando nos arquivos do JS, encontramos na edição nº 378 de abril de 2011, uma matéria dizendo que por iniciativa do Vereador Dedé Tintas havia sido apresentado e aprovado por unanimidade no plenário da Câmara de Vereadores um projeto de Lei dando o nome de Darcy Gardini Pacheco, à rua em frente ao fórum da cidade. E que após esta aprovação dos vereadores o projeto seguiu para receber a sansão do prefeito municipal.
Pesquisando um pouco mais no site da prefeitura as Leis sancionadas no ano de 2011, encontramos a LEI Nº 2602/2011, sancionada e promulgada em 20 de abril de 2011, pelo Prefeito Paulo Roberto Felix Machado com dois artigos: Art. 1° - É denominada “ DARCY GARDINI PACHECO ” , via pública sem denominação oficial, localizada no Bairro Centro, travessa que liga a Av. Dr. Carlos Corrêa Rodrigues à Av. Espanha, conforme traçado indicativo inserido no mapa em anexo ao presente Projeto de Lei. Parágrafo Único - A placa indicativa, contendo a denominação da referida via pública, deverá conter os seguintes dizeres: “ RUA DARCY GARDINI PACHECO “ Art. 2° - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Portanto aquela rua aguarda por quase dois anos uma placa indicativa com o seu nome correto.

Quem foi
A justificativa apresentada na ocasião da votação do projeto, pelo vereador Dedé Tintas proponente da Lei, trazia um breve histórico sobre quem foi o homenageado:
Butiaense por adoção, nasceu em Tapes em 18/09/1936, e veio para Butiá com dois anos de idade passando a residir próximo a antiga Barriquinha até os 10 anos. Estudou no Grupo Escolar Visconde de Mauá e foi aluno do SENAI, onde se formou Torneiro Mecânico e mais tarde foi Professor de aula prática do SENAI. Começou a trabalhar aos 12 anos na COPELMI (por 24 anos) e Aços Finos Piratini (por 6 anos), onde aposentou-se em 03/01/1980.
Casado com Dona Maria Amélia Nunes Pacheco, com quem teve 3 filhos, Sempre atuou junto à Comunidade, foi diretor do Clube Butiá, Conselheiro no Butiá Tênis Clube, junto ao Hospital de Butiá, e IECPAC , foi também Secretário de Obras do Município.
Atuou também na área esportiva, fazendo parte do Grupo de Bolão do Clube Butiá, e equipes de Futebol da cidade.
Participou ativamente da Igreja, desde pequeno quando foi coroinha do Padre Ivo. Era Cursilhista, participava do Centro Comunitário da Cidade Baixa e dava cursos de Crisma e Batismo. Mais tarde comprometeu-se com o Padre Frederico Assmam a ajudar a construir uma igreja na Vila Julieta, projeto ao qual se dedicou por dez anos onde obteve um importante apoio de muitas pessoas da Comunidade na construção da Igreja São Cristovão.