Notícias

08.02.2013 - 14h06
Bicicletas elétricas economia e agilidade
BUTIÁ - O uso de bicicletas elétricas é cada vez mais comum na cidade .As pessoas estão adotando essa nova idéia, como costume diário para suprir suas necessidades diárias.
As pessoas que usam essas bicicletas garantem que o gasto é bem reduzido e até se torna divertido andar de bicicleta motorizada.
Certo ou errado, o uso desses veículos cresce na cidade pelo fato de agilizar trabalhos corridos, evitar gastos maiores e servem, principalmente, para as pessoas que não têm, talvez, condições de comprar um veículo mais caro, como um carro ou uma moto.
As bicicletas elétricas, adaptadas ou de fábrica, não são brinquedos, isto porque de acordo com Conselho Nacional de Trânsito, CONTRAN, pelo Código de Trânsito Brasileiro, CTB, são considerados ciclomotores os veículos de duas ou três rodas, providos de motor de propulsão elétrica, com potência máxima de 4 KW, dotados ou não de pedais.
O QUE A Brigada Militar diz:
A última orientação que temos, é que as pessoas para conduzirem ciclomotores, deveriam ser habilitadas em qualquer tipo de habilitação e serem maiores de 18 anos. Está sendo elaborada, já alguns anos pelo Contran uma legislação que disciplina, onde esses veículos terão que ter farol, indicadores de medição, e a pessoa para conduzir tem que ser habilitada para qualquer tipo de motocicletas. Estão fazendo essa legislação, alguns municípios do estado tem legislado, mas isso é uma legislação estadual, não é de competência do município, salienta Tenente Miranda, Comandante da Brigada Militar de Butiá.

Atuação da Brigada Militar
- Quando esses veículos se envolvem em acidentes, recolhemos o veículo, porque a maioria não tem nota fiscal, não tem placas e são enquadrados e recolhidos. Como não existe uma legislação ainda em vigor a Brigada Militar só tem atuado quando se envolve em ocorrência de trânsito. O que orientamos é que essas pessoas andem equipados e obedeça as normas de trânsito que devem ser obedecidas, tanto pelos pedestres, ciclistas e motoristas, finaliza Tenente Miranda.