Notícias

15.02.2013 - 15h08
Sindicarbo segue avançando seu trabalho na região
REGIÃO- Desde o dia da fundação já foi registrado diversos avanços para os trabalhadores em relação a convênios, além de muitas conquistas do sindicato.
O Sindicarbo - Sindicato dos Motoristas, Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Carbonífera, foi fundado em 27 de maio de 2011 quando reuniu mais de 350 motoristas de toda a Região Carbonífera no Ginásio Municipal. Em menos de um mês de fundação, a entidade já havia realizado uma manifestação histórica em frente à Transportadora Transminas em Minas do Leão contra as represálias e a demissão de membros da direção do sindicato que possuíam estabilidade garantida.
A entidade, tem como base territorial os municípios de Arroio dos Ratos, Butiá, Charqueadas, Minas do Leão e São Jerônimo. Além dos motoristas de todas as categorias, atividades, empregados ou autônomos, o Sindicarbo representa também as categorias profissionais dos operadores de máquinas, tratoristas, condutores de veículos de trabalho agrícola, de construção civil e pavimentação, bem como ajudantes de motoristas e empregados em escritórios de empresas de transportes.
Segundo Rogério, diversos avanços já foram registrados pelo sindicato que atualmente conta com 137 sócios da região carbonífera, entre elas o reconhecimento dos patrões, causas que o sindicato defende na justiça, ajuda do sindicato ao trabalhador para conseguir o Cate, entre outros.
- Ainda encontramos alguma certa resistência com algumas empresas, mas são coisas nas quais iremos avançar devagar e com o nosso crescimento iremos conquistando o respeito de empresas e principalmente do trabalhador, afinal de contas nosso sindicato foi criado para lutar pelos direitos dele. Hoje contamos com a parceria de 22 empresas do município, além do Dr. Fernando e Dra Lúcia que totalizarão 24 parceiros, que dão descontos aos sócios.
Para se tornar sócio Rogério explica que é muito simples, basta o trabalhador ir na sede situada perto ao trevo de acesso da cidade, na Avenida Artur Costa e Silva, preencher uma ficha com seus dados pessoais e após o trabalhador recebe uma carteirinha do sindicato.