Notícias

19.02.2016
Esgoto inferniza vida de moradores
“O acesso à água potável e ao esgotamento sanitário é condição necessária para a superação da injustiça social e para a erradicação da pobreza e da fome, para a superação dos altos índices de mortalidade infantil e de doenças evitáveis e para a sustentabilidade ambiental”. Com essa mensagem, o papa Francisco convida as pessoas a se mobilizarem, a partir de suas comunidades, para promoção da Justiça e do direito ao saneamento básico, na Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016.
A campanha foi lançada na quarta-feira (10) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), a campanha esta alertando sobre o direito de todas as pessoas ao saneamento básico e debater políticas públicas e ações que garantam a integridade e o futuro do meio ambiente.

Pois nesta semana, enquanto a campanha era lançada uma moradora da rua Manoel Correa trouxe fotos até a redação do JS para mostrar a situação da frente de sua casa e de seu pátio, e de grande parte desta rua.
O esgoto corre a céu aberto dentro de uma valeta ao longo da rua, e acaba invadindo e alagando seu pátio, até a porta de sua casa, com este liquido imundo e fedorento.
Na tentativa de amenizar o problema ela própria pegou uma enxada e tentou limpar um pouco a valeta da rua para ver se a cloaca escorria um pouco e que pelo menos ela parasse de invadir o seu pátio. A moradora disse que já não sabe mais a quem recorrer, pois todo o ano é a mesma coisa: prometem que vão resolver a situação e o tempo passa e tudo continua na mesma.