Notícias

26.02.2016
Grávida deixa São Paulo para fugir do vírus Zika durante a gestação
A Butiaense Jerusa Alves Ribeiro que estava morando com o esposo e a filha no interior de São Paulo, Sertãozinho, acabou retornando devido ao surto de Zika vírus naquela cidade. Inclusive com grávidas já com o diagnóstico de bêbes com microcefalia.
Jerusa que está com dois meses de gestação e por indicação do médico
achou mais seguro retornar para sua cidade natal. Seu médico era de Ribeirão Preto, São Paulo, local onde é considerado uma epidemia, pois tem mais de 1000 pessoas com Dengue e mais 800 com Zika Vírus e 140 delas são gestantes. Com isso o médico indicou que se as grávidas daquela cidade tivessem pra onde ir, onde o risco não esteja tão forte, para a segurança das mães e bêbes.
A gestante chegou na cidade no sábado, 13, acompanhada da filha Ana Beatriz, já que o esposo Arion precisou ficar devido ao seu emprego. Já na cidade, Jerusa realizou sua primeira ecografia, estando muito feliz, pois o bêbe passa bem.
- Em São Paulo eu estava muito preocupada, apreensiva, não saia de casa, me enchia de repelente, roupas compridas, casa toda fechada e ficava muito nervosa com tudo que está acontecendo. Sei que aqui também não será fácil, pois estarei longe do meu marido, mas consigo ficar um pouco mais tranquila sabendo que o risco do Zika Vírus é menor do que em São Paulo. Como não tem nada comprovado, cada um fala uma coisa, eu preferi prevenir, sei que meu filho(a) vai me agradecer pra sempre por essa atitude. Porque só quem é mãe sabe a preocupação, relata Jerusa.
Na cidade ela mantém uma rotina diária de cuidados junto a sua filha de três anos, passando repelente durante o dia. Jerusa espera que passe logo tudo isso para que possa voltar a sua cidade e ficar com o esposo.