Notícias

26.02.2016
Medianeira firma convênio com a Mitra para celebração de missas
No dia 22 de Janeiro, foi realizado
o ato de assinatura de CONVÊNIO
ENTRE A MITRA DA ARQUIDIOCESE DE PORTO ALEGRE E ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO MEDIANEIRA, da utilização da Capela construída pela ASSOCIAÇÃO, para uso da MITRA, para celebração de missas, sacramentos,
catequese, bem como outras atividades inerentes ao culto religioso católico, ficando a Capela Nossa Senhora Medianeira, vinculada à Paróquia Santa Teresinha, de Butiá, RS.
O presente convênio terá a duração de quinze (15) anos, com renovação automática ao final do período. A celebração do Convênio foi realizada em Reunião extraordinária da Diretoria com a participação dos moradores, associados, com o Padre Paulo Cesar e a participação das Irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria.
A ASSOCIAÇÃO será a única e exclusiva responsável pela construção do templo que será denominado Capela Nossa Senhora Medianeira. A MITRA, através do Pároco da Paróquia Santa Teresinha de Butiá, se compromete a designar um padre para celebrar missas na Capela, bem como para ministrar os sacramentos.
Ficará a critério do mesmo Pároco, no início de cada ano, a definição de dia da semana, periodicidade e horário das celebrações, sendo o mínimo estabelecido de uma vez por mês.
A construção da Capela era uma das metas prioritárias da Diretoria da Medianeira, desde a fundação da entidade e construção de sua sede própria, objetivando também a construção de uma igreja na localidade em devoção a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, justificado nos autos do processo de criação do bairro Medianeira e na aquisição de um terreno para entidade em 2002.
O processo iniciou no ano de 2009, onde foi aprovado a construção do Templo pelo Poder Público, e no ano de 2010, a associação juntamente com o Padre Sergio Endler conseguiu a aprovação do referido templo com o Arcebispo Dom Dadeus, fazendo o encaminhamento da planta da Igreja para aprovação da Comissão de Arte Sacra da Cúria Metropolitana. Em 2011 o início da construção
com recursos da Festa da Santa Medianeira, cada etapa construída anualmente com campanhas, doações e a festa realizada durante o mês de maio. Após várias reuniões da Diretoria com o Atual Arcebispo de Porto Alegre Dom Jaime Spengler e o Pároco Paulo Cesar da Paróquia Santa Teresinha, de Butiá o processo foi finalizado com a celebração do convênio entre a Associação e a Mitra.
Já está sendo realizado missas no local e a realização de terços semanalmente. A finalização das obras, a inauguração oficial e a Benção da Capela pelo Arcebispo está marcado para o dia 15 de maio, onde é comemorado aqui no município a Festa em Honra e Devoção a Nossa Senhora Medianeira.