Notícias

23.03.2013 - 11h00
Comissão em defesa do carvão da região
PORTO ALEGRE - Na quarta-feira, 13, às 11h, a Comissão Permanente em Defesa do Carvão, estiveram no Gabinete do Deputado Estadual Valdeci de Oliveira, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão na Assembleia Legislativa.

Oportunidade em que foi entregue um ofício da ACVERC ao referido Deputado solicitando que a Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa realize uma Audiência Pública para discutir a informação dada pelo Presidente da CGTEE, Sereno Chaise, numa Audiência Pública realizada em Candiota, dando conta do encerramento das atividades da Usina de São Jerônimo.
A Comitiva explanou ao Deputado Valdeci de Oliveira a importância da Audiência Pública com a presença das Autoridades que possuem poder de decisão com relação ao fato apresentado. Reivindicou ainda, que na Audiência a ser realizada seja incluída na pauta, a discussão da construção de uma nova Usina Termoelétrica na Região Carbonífera nas proximidades das Minas de Carvão.
VEREADOR MAURICINHO
- Esta é a grande oportunidade de discutirmos com o Governo Federal e Governo Estadual, através dos órgãos e das Autoridades competentes esta alternativa de investimento na Região Carbonífera, para que a luta de inclusão do carvão mineral no Leilão A-5, que decide a Matriz Energética do Brasil, tenha efeitos na Região Carbonífera, trazendo desenvolvimento com o emprego e renda. Acrescenta ainda, que com os apagões de energia elétrica ocorridos no Norte e Nordeste do país, fizeram a Presidenta Dilma Houssef abrir a discussão do aproveitamento do carvão mineral na geração de energia.
COMISSÃO
Na oportunidade estiveram presentes a Comissão Permanente em Defesa do Carvão Presidida pelo vereador Mauricinho, o qual representava também a Associação das Câmaras de Vereadores da Região Carbonífera, acompanhado Presidente da Câmara de Vereadores Daniel Almeida, vereador Carrapicho e vereador Piraque, todos do Poder Legislativo de Butiá, juntamente com o presidente do Sindicato dos Mineiros Oniro Camilo e Carlinhos Gasolina.
DEFESA DO CARVÃO
Na terça-feira, 19 , em Brasília, foi a posse da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral no Congresso Nacional, formada por Deputados Federais e Senadores, a qual foi presidida pelo Deputado Federal Afonso Hann do Rio Grande do Sul e terá a função específica de discutir e encaminhar temas pertinentes ao assunto.