Notícias

19.03.2016 - 11h23
Confirmados dois casos de zika vírus contraídos no Estado
Casos foram registrados em Santa Maria e Frederico Westphalen

Foto: Foto: Rafaela Martins /Agencia RBS

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou na manhã desta sexta-feira (18) cinco novos casos de moradores do Estado infectados por zika vírus. Dois deles são autóctones, ou seja, foram contraídos em solo gaúcho. Esta é a primeira confirmação de que o vírus pode ser adquirido no Rio Grande do Sul .

Os casos confirmados de moradores que contraíram o vírus no Estado são em Santa Maria, na Região Central, e em Frederico Westphalen, na Região Norte. No primeiro caso, uma jovem de 18 anos recebeu a visita da avó, de Mato Grosso do Sul, e começou a apresentar os sintomas em 16 de fevereiro. O caso no Norte do Estado é de uma gestante e ainda não há suspeitas.

Os casos importados confirmados hoje são de um homem morador do centro de Porto Alegre, que viajou para Rio de Janeiro, um outro homem de Santo Ângelo, que viajou para Mato Grosso, e de um outro idoso de Teutônia.

Dengue

O Rio Grande do Sul já tem 311 casos confirmados de dengue. O boletim da Secretaria Estadual da Saúde foi divulgado hoje. Dos casos confirmados, 196 são autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio Estado, o que significa que os mosquitos transmissores estão contaminados.