Notícias

28.05.2016 - 10h16
Crise no Carvão provoca Desempregos na Região Carbonífera
Pela manhã, o presidente do Sindicado dos Mineiros, Oniro Camilo esteve no Grupo Sobral falando sobre a realidade difícil que a região vem enfrentando em relação ao Carvão:
Na quinta-feira, 12, foi entregue um documento no Ministério do Trabalho ao Procurador Mauro Henrique Renner, organizado pela Comissão em Defesa do Emprego na Região Carbonífera do RS.
O referido documento pede ao Ministério Público que assuma frente, e se possível
que mova uma Ação Civil Pública obrigando a empresa Tractbel a funcionar até o final do ano, para que se tenha tempo, afim de arrumar novos investidores e que a usina continue operando. Além disso no documento traz toda a realidade dos municípios da região.
Oniro relata ainda, que no primeiro momento dá uma impressão que os trabalhadores a serem atingidos serão apenas os da usina, mas na realidade a empresa Copelmi é uma das primeiras atingidas seguindo das terceirizadas que trabalham dentro da mineração como On Line, Tazay, Transkuhn e Fagundes.
- As demissões iniciaram ontem, segunda-feira, com 16 trabalhadores demitidos na empresa Copelmi, o Sindicato entrou em contato com o DR. Carlos Farias para que consigam segurar as demissões tentando reverter o quadro que estamos passando hoje. Ressalta Oniro Camilo.
Na quinta-feira, 19, aconteceu a audiência pública da Comissão em Defesa dos Empregos na Região Carbonífera, na Assembleia Legislativa- RS, coordenada pelo presidente da Nova Central-RS e Sindicato dos Mineiros-RS, Oniro Camilo, resultando nos seguintes encaminhamentos:
1 - Uma reunião com o governador com José Ivo Sartori
2 – Junto com o governador Sartori uma reunião
em Brasília com o Presidente Michel Temer
3 – Descobrir dentro da Eletrobrás onde está o projeto da Usina de 20 megawatts pra CTGE de São Jerônimo e onde está o projeto 20 megawatts
que seria construído em Minas do Leão.
4- E por fim um pedido para Construção pelo Governo Federal de uma Termelétrica de 350 megawatts na boca da Mina Leão II em Minas
do Leão, onde segundo a comissão resolveria
o problema do carvão na região.