Notícias

30.11.2015
Butiaenses recebem homenagem ao Dia do Doador de Sangue
Governador José Ivo Sartori posou para a foto ao lado do GDVS no Palácio Piratini.
Os principais temas abordados na reunião foram as etapas alcançadas durante o ano por cada secretaria e a apresentação das alterações nos processos licitatórios que o Tribunal de Contas do Estado (TCE ) impôs e que entrará em vigor em dezembro e será obrigatório a partir de maio do ano que vem.
E na segunda-feira, 23, o Governo do Estado homenageou 32 doadores regulares de sangue em cerimônia no Palácio Piratini. O evento, que abre a Semana do Doador, busca estimular na população o hábito de doar sangue e, também, celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado anualmente em 25 de novembro no Brasil.
Na visão do governador José Ivo Sartori, manter os estoques de sangue compatíveis com a demanda nas instituições de saúde é fundamental. “Precisamos passar essa mensagem para frente e, juntos, manter a corrente da vida cada vez mais forte. Trata-se de um procedimento rápido, indolor e sem riscos”, disse. “Precisamos valorizar quem pratica o bem, o voluntariado e a solidariedade”, completou Sartori.
Conforme a presidente da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (instituição responsável pelo Hemocentro), Neusa Kempfer, uma única doação de sangue pode salvar até três vidas. A doação é segura e demora em média 50 minutos. “A quantidade de sangue doada é recuperada rapidamente pelo doador”, explicou.
O GDVS de Butiá, foi convidado pelo Hemocentro de Porto Alegre para ser homenageado, pois é o único grupo organizado do Estado, que possui um calendário de doações e que doa em todos os hospitais da capital. “O Governador Sartori foi muito solícito, tirou foto com todos nós do grupo, ficamos muito felizes”, contou Manoel Rosa.