Notícias

03.12.2015
Presídio de Encruzilhada do Sul é interditado
A procuradora do município, Kátia Louzada, esteve representando a prefeita Laíse Gorziza de Souza em reunião ocorrida ao longo da manhã desta quarta-feira, 25, no Fórum de Encruzilhada do Sul. O evento também contou com a participação de representantes de outras entidades públicas e privadas.
Na ocasião a juíza de Direito Cleusa Maria Ludwig, o defensor Público José Patrício dos Santos Teixeira e o promotor de Justiça Rui Prediger anunciaram a interdição temporária do Presídio Estadual de Encruzilhada do Sul. O motivo é a superlotação do Presídio, que tem capacidade para 40 detentos e atualmente abriga 130. Deste total, 61 são oriundos da Comarca de Butiá. Também existem 15 mulheres no local, embora o Presídio não possua cela destinada ao sexo feminino.
A superlotação tem provocado vários problemas tanto na área disciplinar como na estrutura física do Presídio, cujas redes elétrica e hidráulica estão sucateadas. O teto também necessita de reformas urgentes.
A interdição temporária foi aprovada pelos representantes de toda a comunidade que participaram da reunião. Desta forma, a partir de hoje (quarta-feira) o Presídio só pode receber detentos de Encruzilhada do Sul ou Amaral Ferrador municípios que integram a Comarca. A meta é que o número de detentos não ultrapasse 96.
Uma determinação de 2008 da Corregedoria Geral de Justiça provocou a transferência de presos da Comarca de Butiá para Encruzilhada do Sul. Com a atual interdição temporária, será marcada uma audiência de representantes da comunidade encruzilhadense no Tribunal de Justiça, quando será solicitada a revogação de tal determinação.
Texto/Foto:
Prefeitura de Encruzilhada do Sul