Notícias

03.12.2015
Aplicativo sobre animais peçonhentos
O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS), departamento da FEPPS, lançou, na quarta-feira (2), um aplicativo sobre animais peçonhentos voltado à população. Desenvolvido em parceria com o TelessaúdeRS, presta informações às pessoas e profissionais de saúde sobre os principais animais peçonhentos envolvidos em acidentes no estado.
Pretende-se, dessa forma, auxiliar na identificação destes animais, orientar sobre prevenção e primeiras medidas frente a um acidente e fornecer informações gerais sobre soros antiveneno disponíveis no estado.

O aplicativo permite, pela geolocalização, que se localize o ponto de soro mais próximo do local em que se encontra o usuário e possibilita que seja feita uma chamada de urgência com o plantão 24 horas do CIT/RS, para o recebimento de informações complementares sobre o atendimento do acidente. Assim, com o atendimento precoce do paciente, há mais possibilidade de melhorias no prognóstico de evolução e reduz-se possíveis sequelas do contato com o animal.

Para auxiliar, foi desenvolvido aplicativo para celulares e tablets em parceria com o Programa de Telessaúde/RS. O aplicativo: ANIMAIS PEÇONHENTOS - RIO GRANDE DO SUL, permite auxiliar na identificação destes animais, orientar sobre prevenção e primeiras medidas frente a um acidente e fornecer informações gerais sobre soros antivenenos disponíveis no país. Também identifica, pelo GPS a unidade hospitalar mais próxima que possua soro antiveneno. Isso permite a redução do tempo de atendimento e, consequentemente, a diminuição de sequelas e melhoria dos prognósticos dos acidentes com animais peçonhentos.