Notícias

03.12.2015
Vigilância Epidemiológica alerta para os perigos do verão
Nesse verão que está se iniciando, a Secretaria de Saúde e os órgãos de saúde estão ainda mais preocupados porque se antes o risco estava no crescimento dos casos de dengue, agora a situação é pior.
Teremos o primeiro verão com vírus circulando de dengue, chikungunya e Zika vírus, juntas. Essas doenças têm sintomas parecidos e são transmitidas pelo mesmo mosquito. Com o calor e as chuvas de fim de tarde, típicas desse período, os focos se multiplicam.
As festas de fim de ano e as férias escolares, época em que as pessoas viajam mais, também podem favorecer a introdução do vírus em outros estados, a partir do regresso dessas pessoas.
O governo federal está solicitando aos governos estaduais e esses às prefeituras, reforço na campanha de prevenção. São aqueles cuidados de sempre, que passam pela limpeza dos ambientes internos e externos e não permitem água parada.
A campanha também vai alertar as pessoas que, ao primeiro sintoma de qualquer uma dessas doenças, a pessoa procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima: febre, dor de cabeça, mal-estar, falta de apetite e dor no corpo são alguns deles.