Notícias

19.01.2013 - 09h34
Leandro felício fala sobre os projetos da secretaria de agricultura
BUTIÁ- O secretário de Agricultura e Proteção ao Meio Ambiente Leandro Felício fez um relato das primeiras ações da secretaria, e quais são os projetos que estarão sendo desenvolvidos a médio e longo prazo.

Foto: MANO MEDEIROS

Secretário Leandro Felício

Nesta edição estamos dando início a uma série de entrevistas com os novos secretários municipais, para divulgar a atual situação destas secretarias e quais são os planos e projetos de cada secretario.
Começamos com Leandro Felício, um dos últimos nomes do atual secretariado a ser divulgado, e que num primeiro momento causou alguma surpresa, já que Leandro não possuía nenhuma experiência neste setor.
E foi exatamente este o primeiro questionamento que nossa reportagem fez ao secretário, como ele estava se sentindo após as primeiras semanas a frente desta secretaria.
- Estou tranquilo. Tenho alguma experiência, já exerci mandato de vereador, fui presidente da Câmara, sou formado Bacharel em Teologia, estou cursando Administração de Empresas, sou formado em Técnica de Segurança do Trabalho, hoje sou funcionário da Companhia Rio Grandense de Mineração, recebi uma licença para exercer a função de Secretário municipal e para mim é um desafio ocupar este cargo e mesmo não tendo grande experiência nesta área, desde que fui indicado pelo meu partido PTB, e o meu nome foi aceito pelo prefeito Paulo Machado, comecei a me preparar intensamente desde o final do ano passado para bem desempenhar esta função. Tenho o apoio de uma equipe muito competente e experiente de funcionários da Secretaria que estão me dando todas as condições de realizar um bom trabalho, relata.
Leandro comentou que num primeiro momento teve que se inteirar da situação, dos projetos que já estavam em andamento, quais as pendências, qual era o orçamento, e quanto já estava comprometido nestes projetos, para depois começar um planejamento estratégico visando implementar o seu ritmo de trabalho. Hoje a secretaria esta recebendo nova estrutura, com 3 grandes núcleos, o núcleo administrativo e técnico, o núcleo de meio ambiente que esta sendo reestruturado para ter maior autonomia e funcionar a pleno, e o núcleo agropecuário que também esta recebendo nova formatação.
Com relação aos vários programas já desenvolvidos pela SMAMA, Leandro diz que é sua intenção dar continuidade a todos eles, e se possível implementar mais alguns.
Dentre os programas já desenvolvidos o Secretário destaca o Programa de inseminação artificial, sem custo para o produtor, beneficiando mais de 50 produtores, o Troca-troca de sementes, o Repasse de Carneiros, o Fomento a Fruticultura, o Incentivo a Feiras da Agricultura Familiar, a Feira do Peixe, o Jantar do Cordeiro, da Uva e do Vinho, o programa de Castração de Animais, com distribuição de vacinas, e incentivo a feira de adoções, a Patrulha Agrícola, que já no início deste ano está recebendo novos maquinários. Já na área ambiental, Leandro destaca, a Coleta seletiva de resíduos -pilhas e baterias, o recolhimento de pneus, a recuperação e limpeza da encosta do Arroio Cascata, a construção e manutenção de lixeiras comunitárias na zona rural e urbana.
Leandro finaliza dizendo que neste primeiros dias a frente da Secretaria, trabalhou intensamente, já esteve reunido com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, tratando assuntos da secretaria. Reuniu-se também com a equipe da EMATER visando o planejamento para 2013, esteve também com a Associação de recicladores São Francisco de Assis, e finalmente, na sexta-feira,11, foi a ao encontro do Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, em Porto Alegre, oportunidade em que encaminhou ao ministro o projeto do Programa de Aqüicultura Familiar para o município.