Notícias

19.01.2013 - 10h49
Delegado domingues assume dp local
BUTIÁ - Na quarta-feira, 16, Delegado Vilson dos Santos Domingues retornou suas atividades na DP local e comenta sobre a onda de violência e a preocupação com a falta de efetivo na Polícia Civil.

Foto: ALINE KACZYNSKI

Delegado Domingues

- Estou muito feliz com o meu retorno, em especial com a acolhida da população que muitos já me felicitaram, continuarei fazendo meu trabalho e dando o melhor de mim para que as coisas funcionem relativamente bem.
Reposta positiva da Polícia Civil.
- O mais importante de tudo, mesmo eu estando afastado acompanhava de longe toda esse movimentação, o que constatamos apesar de todos esses crimes mais violentos que ocorreram nos últimos tempos. A Polícia Civil deu uma resposta muito positiva e cumpriu o seu papel, trabalhando com muita eficiência, e acredito que 80% desses crimes foram todos elucidados, apontado autoria. Temos uma dificuldade que não conseguimos enviar todos esses inquéritos ao judiciário, até porque se têm prazos para que chegue o mais rápido possível.
- Gostaria de mais uma vez deixar claro para que a comunidade entenda qual o papel da Polícia Civil; é agir depois que o fato ocorreu, não adianta se dizer que a polícia não previne, mas o papel da polícia é agir via de regra com algumas exceções, depois que o fato ocorreu.

Falta de efetivo atrapalha o andamento dos trabalhos da Polícia
- Estamos com um reforço que abrange a operação verão, a partir do ano passado também se criou essa operação fronteira, sendo o reforço que veio para a DP local. Mas realmente os horizontes não são muito claros para o futuro, recebemos três policiais novos e está chegando mais uma policial, assim repondo os quatro policiais que saíram na DP neste último ano. Mas tem alguns que por razões diversas estão pedindo a transferência para suas cidades de origem. Não sabemos se vamos permanecer com esses quatro policiais a partir de março. Teremos que aguardar para ver como as coisas ficarão. Espero que o plantão não seja novamente suspenso. Mas vai depender muito do efetivo que ficarmos a partir de março.
Domingues quer continuar atendendo a comunidade e elucidando os crimes ocorridos.
- Continuaremos trabalhando, como já estávamos até agora, queremos poder contar com a colaboração da comunidade naquilo que puder nos ajudar, a polícia vive de informações, o telefone 197 está a disposição podendo ligar sem se identificar. Vamos continuar trabalhando, deixando claro a atribuição da Polícia Civil que é a repressão mesmo após ocorrer o fato, vamos continuar trabalhando sempre assim, preocupados com esses problemas graves que tem ocorrido e vamos tentar fazer da melhor forma possível. É importante que haja uma integração que componham a segurança, mas se não componham a segurança que tenham uma certa afinidade, para que se possa dar uma resposta melhor, acho que um dos grandes problemas da área da segurança, continua sendo o nosso efetivo muito reduzido. Enquanto se forma na Polícia Civil 500 agentes a tendência é de se aposentarem um número superior. Um problema muito sério de efetivo, principalmente na Polícia Civil.