Notícias

19.01.2013 - 10h54
Terno de reis é cantado desde 1970 por guaiaca
ARROIO DOS RATOS - A tradição do Terno de Reis ainda é mantida em especial na cidade de Arroio dos Ratos onde vive um morador que canta o Terno de Reis desde o ano de 1970.
O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Seguindo uma estrela que surge no céu no dia de seu nascimento, 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar, saem à procura do Menino Jesus, levando presentes, ouro, mirra e incenso e chegam a Belém no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.
Adaptado aos folguedos lusitanos, o Terno de Reis canta a história durante o mês de dezembro até o dia 6 de janeiro. Os grupos formados por cantores e instrumentistas percorrem as casas do início da noite ao amanhecer. A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida. Segundo a cultura popular quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado.
Clóvis Silveira, também conhecido por Guaiaca, é uma das figuras mais conhecidas e queridas da cidade de Arroio dos Ratos.
- O que sei e aprendi conversando com o historiador Paixão Cortes é que ele escutou pela primeira vez um autêntico Terno de Reis na cidade de Osório, na noite do dia 31 de dezembro de 1950. Já em janeiro de 1951 ele começava também a participar desta cultura. No entanto a verdadeira tradição natalina Rio Grandense é aquela em que se comemora o dia do nascimento de Cristo diante de um presépio, com o menino Jesus na manjedoura e cantigas com mensagens de um cristianismo puro e singelo anunciando a chegada dos Reis Magos. Este é o verdadeiro natal gaúcho, festa da família, explica Guaiaca.
- Canto Reis desde 1970. Já tive parceria com vários cantores de Reis, a maioria já falecidos. Também participei do 2º festival de Ternos na cidade de Gravataí, em janeiro de 1981 e estavam presentes centenas de Ternos de Reis. Participei do 2º festival em Broxil na cidade de Monte Negro onde posteriormente gravamos um cd, juntamente com 14 Ternos. Participei d do 4º encontro de Terno de Reis na cidade de Mariana Pimental e de outro encontro de Terno em Serro Grande.
Estive em Guaíba participando do 2º concurso de Terno de Reis, onde fomos classificados em 1º lugar e participei do 2º encontro também na cidade de Sertão Santana, relata.
Guaica diz que todos os anos ele costuma cantar do dia 24 de dezembro ao dia 6 de janeiro, totalizando 14 noites.
- Este ano fizemos o encerramento no dia 6, no grande encontro de Terno de Reis na cidade de Osório, explica.
Todo o dia 5 de janeiro é realizado na cidade de Arroio dos Ratos o encontro de Terno de Reis com presépio vivo, e Guaiaca deixa o convite para todos que quiserem prestigiar nos próximos anos.