Notícias

04.02.2012 - 09h32
Novo secretário quer reduzir os gastos na secretaria de educação
BUTIÁ - Secretário Adão Cleiton Leal Silva, da Educação, quer reduzir os gastos da sua pasta. Relata também, o grande desafio de dirigir esta secretaria e as expectativas para o início do Ano Letivo.
Adão Cleiton afirma que recebeu com surpresa o convite do presidente do PTB, Gilberto Félix. “Não fazia parte da administração, mas vislumbrei uma oportunidade única e também um grande desafio”, afirmou.
O novo secretário é advogado, especialista em Direito Ambiental pela URFGS, especialista em Metodologia de Ensino, faz curso de especialização em Metodologia de Ensino de Fisiologia e Sociologia. Tem experiência como docente, trabalhando há cinco anos na rede privada, no IECPAC em Butiá e no Colégio Cenecista Santa Bárbara em Arroio dos Ratos. Trabalha com teatro, carnaval, auxilia as associações de bairro, ong’s e diversas atividades como voluntário.

Dificuldades
O secretário diz que a grande dificuldade é a questão orçamentária. “Temos um número elevado de funcionários. Dois terços do quadro de servidores da Prefeitura estão lotados na Secretaria”. Com o Plano de Carreira, diz o secretário, a folha de pagamento aumentou muito, comprometendo o orçamento da secretaria.
No entanto ressalta que é um ganho para o funcionalismo. Garante que o magistério necessitava e merecia esta valorização. “São funcionários dedicados e nem sempre valorizados. Exercem uma árdua tarefa no ensino e formação de jovens”, reconhece. Por outro lado explica que esta valorização comprometeu o orçamento da secretaria. “Enfrentamos grande dificuldade para pagar os salários em dia sem comprometer a manutenção e os investimentos necessários para manter a secretaria”.

Manutenção
Adão Cleiton lembra que a Educação contava com um grande volume de recursos ea folha salarial não era tão alta. Existiam mais recursos para investimento, aquisição de material e manutenção. “A partir do Plano de Carreira ficou um pouco mais complexo, temos que manter a folha, os investimentos, manutenção das escolas, transporte e alimentação com os mesmos valores”.
Outra grande dificuldade, que se repete todos os anos é a falta de professores. “Alguns estão na direção das escolas, outros em benefício. São diversas situações que geram algumas lacunas no quadro. Estamos nos organizando e até o início das aulas, espero que tudo esteja resolvido”, promete.
Início ano Letivo
O novo secretário, apesar das dificuldades iniciais, está empolgado e garante que todos estão trabalhando com muita disposição e alegria. “Estamos planejando o retorno. Estamos com um encontro marcado com os professores no dia 16 de fevereiro, reunindo a secretaria e o corpo docente. No dia 22, no período da tarde inicia o ano letivo de 2012”.
O secretário assegura que sua proposta é racionalizar os custos e enxugar a máquina. “Teremos alguns problemas,. Em outras oportunidades já falei que os colegas que pretende ter desdobramento e aqueles que gostariam de ser chamados, pois fizeram o concurso, neste primeiro momento não iremos conseguir contentá-los, porque nós não temos condições de chamar e atender a todos.
Sobre o desafio de dirigir uma secretaria importante para a cidade, Adão disse que pretende continuar mantendo a motivação dos professores. Quando mexemos no bolso das pessoas, acabamos tirando a motivação delas. Não gostaríamos que eles se sentissem desmotivados e prejudicados, mas nesse momento é o que temos para fazer para não comprometer todo um planejamento.
O secretário Adão Cleiton está feliz com a forma que foi recebido na secretaria. “Foram demonstrações de carinho, mesmo no momento de dificuldade da secretaria. “Quero contar com o apoio dos colegas que entendem que esse momento de dificuldade será passageiro e superada esta fase, poderemos contemplar a categoria. Vamos juntos, superar os momentos difíceis e depois colher os frutos e desfrutar também da parte boa de todo este processo. Eu conto com o imprescindível apoio de todos neste primeiro momento e depois, com certeza, saberemos retribuir toda a confiança dividindo os louros da vitória”.