Notícias

10.02.2012 - 14h42
Ônibus do vitória perde rodado
REGIÃO - Os passageiros do ônibus da empresa Expresso Vitória, que fazia a linha Porto Alegre – Charqueadas, levaram um grande susto e escaparam de um acidente, na tarde de sexta-feira, 3, quando um dos pneus traseiros do coletivo se soltou do eixo e o outro, no mesmo lado, ficou inclinado, preso ao sistema de fixação das rodas.
No momento do ocorrido, o coletivo estava em meio à viagem e trafegava na rodovia BR-290, nas proximidades do Aeroclube, em Eldorado do Sul. Ninguém ficou ferido com o incidente. Depois de noticiado o fato na internet, uma série de manifestações sobre a qualidade dos serviços prestados pela empresa foram gerados em uma rede social.
O que diz o Expresso Vitória?
A empresa Expresso Vitória manifestou-se sobre o assunto por meio de uma nota divulgada na internet:
“Sobre o incidente com o ônibus 13010 da empresa, que perdeu uma roda na BR290 na sexta-feira dia 03 de fevereiro, a empresa esclarece o seguinte: no dia anterior ao ocorrido, o ônibus havia passado por uma costumeira manutenção preventiva. As quatro rodas foram abertas e revisadas: lona de freio, tambor de freio, cubo de roda, etc., enfim uma revisão completa das 04 rodas do veiculo. Ocorre que, na montagem das rodas, uma delas ficou sem o aperto necessário, por uma falha na maquina aparafuzadeira pneumática (falta de pressão). Tal defeito mecânico nunca havia ocorrido e não se contava, sequer, com esta possibilidade. Temos a esclarecer que imediatamente após o ocorrido a empresa já modificou o seu sistema de checagem de aperto das rodas. Após passar pelo aperto da máquina aparafuzadeira pneumática, passou-se a incluir outra etapa que consiste na verificação (checagem) manual, parafuso por parafuso. A empresa se preocupa, e muito, com a segurança dos usuários, e ficou muito preocupada com o ocorrido. Na história de 58 anos da empresa isto nunca havia acontecido. A manutenção e frota vêm melhorando a cada ano, fruto de muito trabalho e dedicação de seus dirigentes e colaboradores. Do ano de 2001 para cá foram adquiridos 28 ônibus novos, sendo que 80% deles com ar-condicionado, o que não ocorre com qualquer outra empresa do ramo. Isto prova a vontade de seus dirigentes e colaboradores em melhorar os serviços prestados à comunidade, gradativamente e com responsabilidade. Há que se considerar que estamos na região metropolitana, sendo que a exigência é de fornecimento de ônibus urbano e não rodoviário como a empresa utiliza. Esta condição de exceder a obrigação legal demonstra, cabalmente, a visão da empresa de dotar os consumidores de segurança e conforto. A empresa tem 240 funcionários, nasceu aqui e aqui emprega mão de obra da região onde cresce. Hoje ocupamos um lugar de destaque no cenário dos transportes coletivos do estado, inclusive sendo elogiados e premiados”.