Notícias

10.02.2012 - 14h55
Prefeito decreta estado de emergência
BUTIÁ - Na manhã de segunda-feira, 6, o prefeito Paulo Machado recebeu representantes de várias entidades, que solicitaram a decretação do estado de emergência em virtude da estiagem.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário em reunião com o secretário da Agricultura, Francisco Gonçalves e o chefe do escritório da EMATER João Luiz Ferreira, elaboraram o documento. Além do pedido de decratação do estado de emergência, encaminhado ao prefeito Paulo Machado, foi discutido os problemas gerados pela forte estiagem, que causou danos irreversíveis nas lavouras e prejuízos aos produtores rurais.
O documento foi entregue por José Joaquim Ferreira Luiz, presidente do Conselho ao prefeito, que declarou que a pedido seria encaminhado na tarde do mesmo dia, por reconhecer a difícil situação do produtores.
Em 2009 a situação foi inversa. Foi decretado estado de emergência em virtude das fortes chuvas que também causaram muitos prejuízos.
Na tarde de segunda-feira, 6, o prefeito Paulo Machado, decretou a existência de Situação Anormal, caracterizada como Situação de Emergência, entrando em vigor nesta mesma tarde, por um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 180.
A justificativa do prefeito foi de que o município foi atingido por uma longa estiagem com perdas irreversíveis. No documento consta que 48 famílias enfrentam graves problemas de abastecimento de água potável, faltando água até para os animais.
Após encaminhar o processo de solicitação, o município aguarda decreto e as providências que deverão ser tomadas pelos govenos estadual e federal. Segundo relatório da EMATER os prejuízos que são irreversíveis chegam a mais de R$ de 6 milhões.