Notícias

18.02.2012 - 09h48
Brasil conquista segundo lugar no festival internacional do chile
BUTIÁ - Os músicos Raul Avorá, Tiago e Felipe Barreto representaram o país no Festival Internacional de La Canción de Mostazal.
O festival foi realizado nos dias 10 e 11 de fevereiro na cidade de San Francisco de Mostazal no Chile. O Brasil foi representado por Raul Avohá, com a milonga Depois da Cordilheira que tem Letra/Música de Raul Avohá, tendo parceria na letra com Zé Maria e melodia de Felipe Barreto. A composição retrata como os autores vêem a cidade de San Francisco de Mostazal, cidade irmã de Butiá, “é o nosso lugar, nosso porto seguro depois da cordilheira”, diz Raul.
A interpretação de Raul Avohá teve o acompanhamento de Felipe Barreto, no violão, Tiago Barreto na percussão e a participação especial da Orquestra de Mostazal. Os músicos acompanhados de Jaqueline Garcia, esposa do Raul, embarcam no dia 7 de fevereiro e ficaram até o dia 13 na cidade de Mostazal.
Participaram canções de 11 países da América Latina, destacando o Chile, Brasil, México, Venezuela e Peru. O 1º lugar ficou com o Chile o 2º com o Brasil e o 3º lugar com o México.
Os brasileiros destacam que foram muito bem recebidos e participaram de várias atividades, como coletivas para a imprensa, rádio e jornal do Chile, a TV N, emissora nacional de televisão, que transmite informações durante 24 horas.
Raul, Tiago e Felipe destacam que vêem o festival com olhos de quem foi para participar e tentar passar uma boa impressão, troca de experiências e o conhecimento de novos músicos. “Foi uma surpresa muito grande e boa para nós ouvir o locutor chamar o segundo lugar, quando falou o nome de Brasil. Ficamos muito emocionados, até por que a maioria das pessoas do público estavam torcendo pela gente. Foi uma experiência muito boa e gratificante, sem contar que recebíamos a todo momento mensagens de nossos amigos aqui do Brasil dando apoio e força, nos enviando muitas energias positivas”, confessou Avohá.
O prêmio recebido pelo 2º lugar foi um troféu e cheque no valor de U$ 1.400. O público estimado pelos organizadores foi de mais de 10 mil pessoas. A música já foi gravada no Studio Masmusica, de Patrício Villar e Alejandro Aguilera. No mês de março deverá estar pronto o CD com a gravação das primeiras colocadas. Os brasileiros ainda fizeram um show de samba e música brasileira organizado pela Municipalidade de Mostazal no final da tarde do dia 13, no bairro Dom Marco.