Notícias

18.02.2012 - 09h51
Visitantes barulhentos fazem muita sujeira
BUTIÁ- Há alguns anos aves silvestres estão deixando a tranquilidade do campo e vem pernoitar nas árvores mais altas do centro da cidade. Além de barulho deixam muita sujeira.

Foto: MANO MEDEIROS

Calçada da Casa Paroquial é alvo dessas aves

A ave em questão é conhecida como Curicaca. É uma Ciconiiforme da família Threskiornithidae, presente em grande parte do Brasil, com mais destaque na Ilha de Marajó, no Pará, e no pantanal mato-grossense. É encontrada ainda no Panamá e em todos os países da América do Sul, até a Terra do Fogo, na Argentina.
É comum em áreas semi-abertas, capoeiras, beiras de matas secas, caatingas, cerrados, plantações, cambarazal e campos. Na alimentação, o menu é variado e inclui insetos, larvas, centopéias, pequenos lagartos, ratos, caramujos, aranhas e outros invertebrados. Soma-se a isso, anfíbios, pequenas cobras e sapos, já que esta ave não se incomoda com as toxinas liberadas por eles.
De hábitos bem distintos, vive em pequenos bandos de 8 a 10 aves juntas ou sozinhas, conhecidas também como despertador Pantanal. Quando chega a noite, empoleiram-se nas árvores para dormir. Costumam gritar nesta hora e ao clarear o dia.
Estes gritos é que costumam chamar a atenção, pois no final de tarde o sol ainda esta alto no horizonte e elas já fazem muito barulho até o escurecer. Quando clareia o dia o alarido se repete, ficam um bom tempo gritando até partirem para o campo.
É exatamente assim que acontece na cidade faz alguns anos, primeiro em árvores da praça Roberto Cardoso e depois em outros locais principalmente em pinheiros araucária no bairro Cidade Alta. Além do barulho também existe a sujeira que acaba incomodando os moradores e até os pedestres, como no caso da Casa Paroquial, onde a calçada costuma ficar suja com fezes e resto de ninhos obrigando as pessoas a terem cuidado ao caminhar.
O por que destas aves silvestres estão procurando a cidade para pernoitar é um mistério. Não é o seu habitat natural. Talvez com o crescente desmatamento e a falta de florestas naturais, estejam escasseando os locais onde a ave se sinta segura para dormir, fazendo com que ela procure as arvores mais altas dentro da cidade onde geralmente não são importunadas pelo homem.