Notícias

18.02.2012 - 10h00
Cavalgada do mar reúne amantes da tradição
LITORAL - O grupo de cavalgada Alfeu de Oliveira representou o município de Butiá na Cavalgada do Mar, um dos eventos tradicionalistas mais prestigiados do Rio Grande do Sul, que já está na 28ª edição.
A criação da Cavalgada do Mar ocorreu, em outubro de 1984, através da iniciativa de João José de Oliveira Machado (O Machadinho), advogado da Prefeitura de Palmares do Sul, João Carlos Wender, interventor municipal de Tramandaí, e Ney Cardoso Azevedo, prefeito de Palmares do Sul. A 1ª Cavalgada do Mar foi realizada em 14/02/1985 e tinha aproximadamente 60 participantes. Os idealizadores buscaram apoio dos demais municípios do Litoral Norte Gaúcho, principalmente com relação à alimentação dos cavalarianos. Num trajeto de 240 Km de Palmares do Sul até Torres
Neste ano cerca de 3 mil cavalarianos estão percorrendo os municípios de Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Imbé, Tramandaí, Cidreira e Palmares do Sul, sempre à beira-mar, conforme Vilmar Romera, comandante-geral da Cavalgada do Mar, além dos cavalarianos, 2 mil pessoas garantem o sucesso do evento na equipe de apoio. “Em cada lugar que paramos, é montado uma cidade de lona”, diz Romeira. Do total de participantes, 10% são crianças e 20% mulheres.
O grupo e cavalgada Alfeu de Oliveira representou Butiá e a região carbonífera, alem do patrão Birra Ferraz, participaram os cavaleiros Jaime Marques, Dedé Tintas, Luis Carlos Campos, Zelomar Moura, José Antonio, Reni Almeida, Sandro Krumel, Vittória Ferraz, mais o grupo de apoio que foi muito importante na cavalgada.
Todos agradecem o apoio recebido, da Prefeitura Municipal, Copelmi Mineração, Cotribá, Agropecuária São Pedro, para que o grupo pudesse bem representar o município e a região no evento. Aliás a nossa organização foi destaque, sendo que entre 3 mil cavalarianos, nosso grupo foi convidado à fazer parte do Piquete de Comando carregando as bandeiras oficiais à frente da cavalgada junto com o coordenador Vilmar Romeira.