Notícias

02.02.2013 - 10h39
Incêndio de caminhões assusta população
BUTIÁ- Acidente envolvendo dois caminhões provoca incêndio de combustível, produzindo muita fumaça, que assusta a população, e interdita o trânsito na BR 290 por mais de 3 horas.

Foto: FOTOS: ALINE KACZYNSKI/MANO MEDEIROS E J

Acidente teve grandes proporções, felizmente não teve vítimas

Na terça-feira, 29, próximo das 17 h, dois caminhões transitavam na BR-290, ambos no sentido Porto Alegre-Interior, na altura do km 173,5 na baixada do Açude Grande, situada entre a Cimab e o trevo de aceso a cidade, aconteceu o choque entre os caminhões, segundo o boletim da ocorrência registrado na Delegacia de Policia local, o primeiro era um caminhão tanque “Romeu e Julieta” que trafegava na frente e tombou o seu reboque carregado com óleo diesel sobre a pista, o segundo caminhão que vinha logo atrás acabou por colidir com este reboque tombado. Possivelmente motivado no tombamento ou pelo choque de outro veiculo, a grande quantidade de combustível que estava no reboque pegou fogo, produzindo grande nuvem de fumaça preta, que subia a vários metros de altura e podia ser vista por toda a cidade.
Várias pessoas e empresas imediatamente se deslocaram para auxiliar, mas como no primeiro momento as chamas e a fumaça eram muito intensas foi impossível se aproximar local onde os caminhões ardiam em chamas. Como sempre a Brigada Militar, foi que chegou primeiro, para controlar o trânsito logo em seguida, Corpo de Bombeiros Voluntários de Butiá e Brigada Aérea Butiá, voluntários das empresas Florestal Barra, Nativa, Tazay, CMPC, Transkuhn, Univias, PRF, Corpo de Bombeiros de São Jerônimo e a Policia Civil.
O primeiro caminhão pipa que chegou ao local, foi até bem próximo das chamas, mas acabou dando meia volta e retornou, porque o fogo era muito forte, havia muito combustível esparramado, e o caminhão tanque que puxava o reboque que tombou, não tinha pegado fogo, e havia um grande risco de que pudesse explodir, caso isso viesse a acontecer.
Foi preciso esperar algum tempo para que o fogo diminuísse de intensidade, depois de consumir o combustível que tinha vazado do reboque, para que as brigadas de combate ao fogo pudessem entrar em ação.
A Brigada Aérea Butiá, utilizou o helicóptero para monitorar uma possível expansão das chamas para o horto florestal e depois ajudou a combater o fogo, buscando água no Açude Grande e jogando do alto.
Uma ambulância do hospital de Butiá, instantes após o acidente, utilizou uma estrada lateral dentro da área de mineração para chegar no outro lado da BR e socorrer o motorista do segundo caminhão que fraturou um pé quando desceu as presas de seu veículo que estava tomado pelas chamas.
Com a BR trancada por mais de 3 horas , o congestionamento atingiu quase 10km em ambos os sentidos, após as 20 h, é que uma pista foi liberada para o transito, que até as 22h ainda era lento.
O taxista Hélio contou que por 2 horas orientou e conduziu muitos motoristas, principalmente turistas argentinos, a utilizar o desvio via Cerro do Clemente, diz que contou mais de 230 veículos utilizando esta rota para fugir do congestionamento.