Notícias

02.02.2013 - 11h03
Sindicância apura consumo excessivo de combustível em veículos da saúde
BUTIÁ - Secretário da Saúde observa uma certa discrepância nos abastecimentos dos veículos da saúde e Prefeito Municipal abre sindicância para investigar o caso.
Na terça-feira, 29, o Secretário de Finanças, Guilherme Machado, recebeu o Jornal Sobral e esclareceu com exclusividade para os leitores, sobre este possível desvio de combustível dos veículos da secretaria de saúde.
Embora a Administração Municipal continue a mesma, a partir de 1º de janeiro, foram empossados os novos secretários. Segundo Guilherme Machado, a partir desta data está sendo acompanhado o consumo de combustível, porque está chegando próximo o dia do processo licitatório para a compra de combustível do ano de 2013.
Através deste acompanhamento, chamou a atenção da administração, em especial na área da secretaria de saúde, onde o Secretário Paulo Almeida, encaminhou para o prefeito municipal o ofício nº 11/2013 tratando sobre o controle de abastecimento efetuado em relação aos veículos de responsabilidade de alguns servidores.
De acordo com o entendimento do secretário e sua equipe responsável pelo abastecimento dos veículos da secretaria, necessitam ser apresentadas explicações por parte destes servidores e também, do gestor do núcleo responsável pelo controle de abastecimento, porque alguns veículos apresentaram média quilômetro/litro muito abaixo da expectativa.
Com isso, foi aberto o processo de sindicância instaurado pelo Prefeito Municipal, no processo todas as partes envolvidas serão ouvidas para a conclusão da sindicância.
- É importante ressaltar que tão logo o Prefeito teve o conhecimento através do Secretário de Saúde, imediatamente solicitou que fosse instaurado o processo de sindicância. A final de contas o erário é de toda a população. Salienta o secretário de finanças Guilherme Machado.
O Secretário ressalta ainda, a forma de trabalho da administração através do planejamento e da necessidade dos fatos serem apurados para tão logo fornecer os esclarecimentos para a comunidade.
Guilherme faz questão de frisar também que, não se esta acusando ninguém antecipadamente, e que pode haver explicações plausíveis para o consumo exagerado nestes veículos específicos, uma destas situações pode acontecer porque os veículos trabalham com cotas mensais de abastecimento, e se caso um veiculo gastasse a cota a ele destinada antes do final do mês, e como são veículos da Saúde, não podem parar, eles poderiam estar abastecendo antecipadamente, e a nota só sendo emitida no inicio do mês seguinte, isto faria com que constasse dois ou mais abastecimentos do mesmo veiculo num único dia.
Por todas estas possibilidades é que não se pode fazer qualquer juízo antecipado, e foi aberta a Sindicância para apurar o que realmente aconteceu. Mesmo que não haja nada de irregular, não é um procedimento administrativo correto, e precisa ser corrigido.
- Uma de nossas missões na secretaria é o planejamento e passar a importância do comprometimento que cada um tenha, desde os nossos cargos em comissão aos servidores de quadro, ao comprometimento em cumprir com aquilo que está atribuído a si. Isso é primordial e precisamos ter este entendimento. O bem público, o recurso público, que é sagrado, não é do prefeito, do servidor, do concursado, é sim de todos nós e dessa forma nós temos não só o dever e sim a obrigação de zelar da melhor forma possível. Na medida que o combustível é desperdiçado, conseqüentemente vai faltar combustível, ou vai se comprar combustível a mais. Deixando assim de investir na educação, na saúde. Alguém estará pagando por este prejuízo. Seremos rigorosos em situações como esta. Deixo o recado para a população; Nada passará impune. Situações como está, vamos cobrar dentro do que é legal severamente. E se for comprovada a participação direta de algum funcionário público, nós vamos cobrar para que inclusive esta pessoa não mais permaneça participando da administração municipal, finaliza Guilherme Machado.