Notícias

08.02.2013 - 13h54
Secretaria da saúde, todos um dia precisam dela
BUTIÁ- Seguindo a apresentação das secretarias entrevistamos Paulo Almeida, político experiente, que responde atualmente pela Secretaria de Saúde, que atualmente é sem duvida uma das mais importantes secretarias de qualquer município.
Quase impossível encontrar alguém que nunca tenha precisado se utilizar dos serviços prestados pela Secretaria de Saúde do Município, mesmo aquelas pessoas com “saúde de ferro”, em algum momento tiveram que fazer uso desta Secretaria, nem que seja para uma simples vacina, todos um dia já foram até o prédio do INSS, como é mais conhecido o local em que a secretaria atende a população.
Para saber como esta este atendimento hoje, recebemos a visita em nossa redação do secretário Paulo Almeida, com mais de 20 anos de experiência em administrações do município, já foi secretario de administração e de obras por várias vezes, e conhece muito bem como funciona a maquina publica.

JS - A primeira pergunta ao secretario foi porque optou pela saúde?

- Hoje todas as pesquisas apontam que a saúde é uma das principais prioridades das pessoas, e sem duvida esta secretaria é uma das mais solicitadas dentro de qualquer município, para mim é um desafio, pretendo fazer uso de toda minha experiência, para tentar implantar alguns programas, e trazer alguns projetos que hoje já estão disponíveis para os municípios. Trazendo estes projetos vamos inverter o que acontece hoje, onde a saúde é financiada com 80% de verbas do município e apenas 20% com União e Estados. Quando na verdade era para ser exatamente o contrario, o município entrando com a fatia menor de recursos e União e Estados assumindo o resto. Somente através da implementação de programas e projetos é que vamos conseguir fazer esta inversão, e melhorar o atendimento dentro do município-.
JS - Como você encontrou a secretaria?
- A situação nos primeiros dias de janeiro não refletiam todo o potencial da secretaria, mesmo havendo a continuidade, estávamos num período de transição, com encerramento de mandato, redução de custos, encerramento de contratos, convênios, etc, só agora é que estamos retornando aos parâmetros normais de funcionamento da secretaria.
JS - Dentro deste retorno ao ritmo normal o que está sendo feito?
- Já temos dois médicos Clinico Geral atendendo, mais um ginecologista, dois pediatras pretendemos até o final do mês abrir os postos de saúde, com clinico geral, pediatria, e ginecologista e o objetivo principal neste sentido é voltar a ser PSF ou melhor ESF, primeiro transformando 2 postos até o final do ano, e no decorrer dos quatro anos mais 3, chegando ao total de 5.

JS - Com relação a saúde mental, como está o atendimento?

É uma especialidade complicada, com uma grande demanda, e com poucos profissionais disponíveis nesta área, precisamos dar muita atenção, já conseguimos trazer um medico que esta atendendo no posto. Geralmente as consultas com estes especialistas são demoradas, e precisam ter uma certa freqüência para que o tratamento tenha bons resultados. Além disso vamos estar implementando dentro dos próximos dias o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que tem como objetivo oferecer atendimento à população, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Onde teremos Psiquiatra, Enfermeiro com especialidade em saúde mental, Psicólogo, Assistente Social, e Técnicos, tudo isso num primeiro momento com recursos próprios, e depois nos credenciando e recebendo recursos, para manter este tipo de atendimento-.

JS - O que mais esta programado para este ano?

Pretendemos até o final do ano informatizar o atendimento com o prontuário eletrônico, que é uma ótima ferramenta de controle, e que também agiliza o atendimento, o próprio Ministério da Saúde vai disponibilizar o sistema para ser implementado em todos os municípios. Quando a pessoa for consultar o medico terá na tela do computador todo o histórico clinico do paciente, como consultas já realizadas, exames, medicamentos ministrados, etc. isto é um grande avanço nesta área, e estaremos adotando no município.
Também pretendemos criar um ouvidoria, para facilitar vamos criar uma pagina na Internet, onde as pessoas vão poder interagir através dos atuais meios eletrônicos, Internet, telefone celular, e também pessoalmente se desejarem. Isto vai nos permitir qualificar o serviço que estamos prestando, e valorizar o servidor.

JS - Mais alguma coisa a acrescentar?

Alem das novas ações que pretendemos implementar, estamos dando continuidade a todos os programas que já são desenvolvidos pela Secretaria, e olha que não são poucos, hoje eles já estão incorporados ao dia a dia das pessoas, e não nos damos conta, só notamos quando algum deles deixa de ser prestado por um motivo qualquer.
Mesmo ainda não estando no ritmo de trabalho que pretendemos desenvolver, aproveito para deixar um breve relatório das atividades da secretaria no mês de janeiro:
Foram transportados 579 pacientes nos veículos menores, para consultas, radioterapia, quimioterapia, hemodiálise, etc. Ainda 1096 pacientes para consultas foram transportados de ônibus. Foram marcadas 80 consultas com especialistas em Porto Alegre, 55 consultas em São Jerônimo, 48 em Camaquã, mais 93 exames como, ecografia, tomografia, ressonância magnética. Foram atendidos 422 pessoas para vacinas diversas, mais 180 pacientes receberam medicamentos especiais do Estado, outros 140 receberam medicamentos através dos processos judiciais. Foram realizados ainda curativos, coleta de sangue, retirada de pontos, aplicação de injeções, atendimento odontológico.