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15.02.2013 - 15h07
Secretaria de educação prepara início das aulas
BUTIÁ- Nestas semanas que antecedem o início do ano letivo, o trabalho tem sido intenso na Secretaria de Educação - SMED, com os preparativos para o começo do ano letivo na rede pública municipal.
Todos os anos neste mesmo período, enquanto os alunos, professores e alguns funcionários de escolas aproveitam os últimos dias de férias, tem um setor da SMED que tem muito trabalho para preparar e organizar as escolas para o início das aulas.
A reportagem do JS foi até o Secretário para saber como estão estes preparativos, e o que está sendo planejado para este importante setor da administração que movimenta com mais de R$ 10 milhões por ano, ou seja, 1/3 de todo orçamento do município.

SECRETÁRIO
José Maria Medeiros, contador formado, cursando MBA em gestão educacional, trabalha em educação desde 1996, quando seguindo sua vocação abriu mão de exercer a profissão de contabilista para se dedicar a educação onde se sente plenamente realizado em termos pessoais. Diz que é muito gratificante encontrar hoje ex-alunos que vem abraçá-lo e dizem que resolveram cursar contabilidade motivados pelas aulas que ele ministrou como professor. Esse é o maior prêmio, o maior salário que se pode ter, é o reconhecimento ao teu trabalho.

DESAFIO
José Maria diz que já havia recebido o convite para ser Secretário de Educação em outras oportunidades, mas não queria se envolver politicamente, mas que como professor e educador tinha o desejo de trabalhar com a educação do município.
- Agora como a rede CNEC está toda centralizada e sendo administrada e coordenada por Brasília, sobrou mais tempo, e surgiu a oportunidade de eu poder aceitar o convite, com a concordância da rede CNEC de que eu possa também desempenhar o cargo de Secretário Municipal, diz o secretário.

DIFERENÇAS
Acostumado com a administração privada, José Maria diz que está sentindo as diferenças quanto a vários procedimentos, já que no setor público tudo tem um regramento que precisa ser seguido, como licitações, contratos, entre outros. Isto deixa a máquina um pouco lenta e pesada e muitas vezes não se consegue a mesma agilidade do setor privado na resolução dos problemas, mas que dentro do possível está tentando implementar um ritmo de trabalho que melhore esta situação.

REALIDADE
A educação nos últimos anos teve vários secretários, e não se conseguiu dar sequencia a um trabalho com tantas trocas, já que em educação as ações tem que ser a médio e longo prazo, isto dificultou o aprimoramento e a qualidade.
Muitas escolas do município fazem um grande trabalho, mas como não acontece um entrosamento com o todo, elas acabam ficando isoladas e aquilo que está sendo realizado de bom não aparece. Com isso muitos pais tiraram seus filhos das escolas do município, e foram para escolas particulares ou para a rede estadual.
Os números mostram que ano após ano as escolas do município tem perdido alunos, hoje a rede municipal comportaria 3.500 alunos e estão matriculados apenas 2.070 isto representa uma brutal diminuição nos recursos que recebemos do FUNDEF.

MUDANÇAS
- Neste primeiro momento nosso desafio é qualificar a educação do município, valorizando o professor, melhorando as condições das escolas, e mostrar esta melhoria para a comunidade. Neste ano estamos fazendo uma parceria com a Universidade Federal, que vai vir trabalhar com as escolas municipais, até junho estará vindo um ônibus com laboratórios de física, que percorra a rede municipal. Em várias escolas vamos conseguir ofertar no turno contrário, oficinas de matemática , português, de artes e outras disciplinas, será o bom reforço no ensino, sem aumentar o numero de professores. Vamos melhorar também a estrutura física das escolas, além da limpeza, que será realizada mensalmente, vamos providenciar uma pintura geral em cada escola, padronizando as fachadas das escolas, explica.

TRANSPORTE
Uma grande polêmica dos últimos anos foi com respeito ao transporte de alunos, praticamente todos os pais que procuravam a Secretaria recebiam o benefício do transporte, isto aconteceu porque a Lei era muito exigente e estabelecia que o aluno deveria morar a uma distancia de mais de 2 km da escola para ter direito ao transporte, isto faria com que praticamente ninguém tivesse acesso ao transporte. Ao longo dos anos foram se abrindo exceções, e logo todos estavam recebendo o transporte.
Em janeiro deste ano foi aprovada uma nova lei estabelecendo uma distancia razoável de 800 metros para que o aluno tenha direito ao transporte gratuito. Isto vai disciplinar o transporte, e diminuir os custos deste setor, quem mora longe, os alunos do interior, e para o ensino noturno continua tudo igual.

FUNDEF
A diminuição do número de alunos matriculados na rede municipal, fez com que os recursos recebidos do FUNDEF caíssem na mesma proporção, só que o número de professores continua o mesmo, e as despesas com a manutenção das escolas cresce todos os anos, isto fez com que o município esteja no limite do que pode gastar com pessoal, fazendo com que não fosse possível conceder um percentual de reposição maior ao magistério.
Por isso foi importante a criação do CODIPE, para monitorar permanentemente o índice de despesa com o pessoal e assim que o percentual melhor poder ser reavaliado a possibilidade de uma nova reposição salarial, finaliza.