Notícias

15.02.2013 - 15h09
Horário de verão termina no domingo
GERAL - Amanhã, sábado, vai terminar o horário de verão, e o dia vai ter 25 horas, pois quando chegar a meia-noite, os relógios devem ser atrasados em uma hora, e voltarem a marcar 23 horas.
O horário de verão 2012/2013, que começou no dia 21 de outubro de 2012, vai acabar à 0h do terceiro domingo do mês de fevereiro de 2013, ou seja no dia 17 de fevereiro. Isso significa que da noite de sábado, 16 de fevereiro, para domingo, 17 de fevereiro, os relógios onde o horário de verão vigora deverão ser atrasados em uma hora.
O período chamado Horário de Verão teve seu início no Brasil em 1931, tempo que se estendeu de outubro daquele ano até março do ano seguinte. Atualmente a determinação do começo e do fim do horário de verão está em um decreto assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008. Segundo esse decreto, o horário de verão terminará sempre a partir da 0h do terceiro domingo de fevereiro.
O método é geralmente adotado no verão, quando os dias são mais longos devido à posição da terra em relação ao Sol.
Com a mudança de horário, reduz-se o consumo de energia elétrica. Contudo, esta atividade somente é mais efetiva em regiões que estejam distantes da linha do Equador, onde os dias se caracterizam por serem mais alongados.
No Brasil, contudo, os dias e noites tem duração similar, o que traz poucos benefícios em relação ao horário nesse sentido, mas, por outro lado, a vantagem está em se diluir o horário de pico, o que evita uma sobrecarga no sistema energético.