Notícias

15.02.2013 - 15h09
Produção anual de grãos e fruticultura ultrapassam 28 mil toneladas
BUTIÁ - Na produção vegetal, de grãos e fruticultura a produção de melancia lidera o mercado segundo o estudo realizado pela Emater/ Ascar Butiá.
Com base no estudo de situação realizado pela Emater, a cidade produz anualmente 9 mil toneladas de melancia por ano, existindo 10 produtores e 600 hectares com plantação de melancia. O destino das melancias é distribuídos para o mercado regional.
Além disso, dentro da produção vegetal, a cidade produz em 3.500 hectares, 8.500 toneladas de soja, que além do mercado regional a soja é exportada. O município conta com 16 produtores de soja. Em seguida no estudo vem a produção de arroz, com 10 produtores, 1.400 hectares de plantação e 8.400 toneladas produzidas anualmente, distribuídas no mercado regional.
A próxima produção é a de citros, com 150 produtores, 2 hectares de plantação e 1500 toneladas/ano distribuídas no mercado regional. Com 840 toneladas produzidas anualmente temos o trigo, com 350 hectares plantadas, destinada ao mercado externo. Atingindo o mercado local temos a Uva, com 7 produtores e 5 hectares plantadas, totalizando 45 toneladas por ano.
Também atingindo o mercado local, temos a produção de pêssego, com 7 produtores, 6 hectares plantadas e 40 toneladas produzidas anualmente, distribuídas no mercado local.
Para finalizar a produção de vegetais temos a produção de milho com 300 hectares plantadas, 50 produtores e 18 toneladas destinadas ao mercado local.
No estudo foi realizada a análise de tendência, concluindo que existe uma ampliação da área de soja, oscilando em detrimento da área de arroz e pecuária. Existindo ainda uma tendência em aumentar a área com videiras e manutenção na área de pêssego.