Notícias

15.02.2013 - 15h12
Aproveitamento do carvão na matriz energética do país
BUTIÁ - Na quarta-feira, 6, às 15h, a Comissão Permanente de Florestas, Minérios, Energia e Comunicação, realizou uma audiência para tratar assuntos relacionados ao aproveitamento do carvão na Matriz Energética do País.
Atendendo o Requerimento nº 002/2013, de autoria do Vereador Mauricinho, aprovado por unanimidade pelos demais pares, juntamente com os integrantes desta Comissão, estiveram em audiência com o Deputado Estadual Valdeci Oliveira, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral, os vereadores Carrapicho e Rato e ainda, o vereador Daniel Almeida, Presidente do Poder Legislativo.
Na oportunidade foi tratado com o Deputado Valdeci uma estratégia política e também, de segmentos sindicais, com o objetivo de reabrir as discussões e inserir o carvão e a energia aeólica no leilão que se realizará em agosto deste ano que definirá a Matriz Energética para geração de energia.
Junto com a comitiva estava Oniro Camilo, Presidente do Sindicato dos Mineiros, a convite da Comissão Permanente da Câmara de Vereadores de Butiá. Ficaram definidas quatro datas específicas para Audiência Pública nas cidades de Pelotas, Rio Grande, Bagé e Butiá, para posteriormente, ser realizado um grande ato na Assembleia Legislativa em Porto Alegre, reunindo todas as regiões que possuem o interesse no aproveitamento do carvão e da energia aeólica.
- Este é o momento oportuno de reabrirmos esta discussão, porque o país já sofreu recentemente apagões no Nordeste e Norte do país e continua correndo o risco de sofrer novos apagões, relata o Ver. Mauricinho, signatário da reunião em pauta. A comitiva esteve também nos Gabinetes dos Deputados Estaduais Gerson Burmann (PDT) e Miki Breier (PSB), onde garantiram o apoio irrestrito ao movimento destes parlamentares.