Notícias

12.02.2016
Butiaense lança livro em Portugal
A butiaense Andreza Batista, hoje moradora da cidade de Viamão, formada em Letras, professora de Português e Inglês, pós-graduada e especialista em Educação Inclusiva, especializada em Administração, Orientação e Supervisão Escolar e Orientadora de estudos do PNAIC.
Em 2015 participou de um Projeto nos Açores, que é um arquipélago, onde ficam 9 ilhas no meio do Oceano Atlântico que pertencem a Portugal, foram colonizados pelos Portugueses em 1432, e depois de alguns anos eles colonizaram o Brasil. No Açores eles procuram realizar projetos de integração cultural para os alunos, para mostrar que existem outros lugares no mundo que tem influência e a mesma cultura deles, e o estado de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, principalmente, tem muita influência, pois é o único estado fundado pelos Açorianos. Então eles criam os projetos, e analisam as propostas e o ganhador vai até Portugal fazer o lançamento do livro e apresentação do Projeto criado.
O projeto criado no Rio Grande do Sul, que concorreu para mostrar a nossa cultura nos Açores, e o livro “Uma herança cultural que une dois mundos” escrito por Andreza Batista, Ivone Costa, Leandro Batista e Cesar Tomazzini, foi o ganhador, então Andreza e Ivone foram até Portugal para apresentar o projeto e lançar o livro em algumas escolas.
O Projeto criado por eles foi denominado de “Mala de garupa literária”, onde foi feita uma mala de garupa, que é específico do gaúcho, e colocado os livros dentro. E então, foi feito o lançamento em quatro escolas: Escola Pública Integrada José D'Ávila, Escola Pública Secundária Manuel de Arriaga, Escola Infantil Casa do Caracol e Escola de Educação Profissional da Horta.
Durante a estadia que foi na Ilha do Faial, Andreza e Ivone apresentaram o projeto para mostrar toda a cultura Açoriana no Estado do Rio Grande do Sul, mostraram também fotos de casas açorianas, que tem em vários municípios do RS, alimentação: quindim, doce de leite, bolo de milho, pão de ló, pão sovado, feijoada, todos de origem Açoriana. As brincadeiras: gata cega, dança da cadeira, pula corda; cantigas de ninar, como boi da cara preta, também são de origem açoriana.
E agora, depois de apresentar esse lindo projeto, que vai além de mostrar um pouco da Cultura Açoriana no RS, mas também é integrar dois povos, elas começam a apresentar o Projeto “Mala de Garupa” e o Livro “Uma herança cultural que une dois mundos”, que já foi lançado na Feira do Livro de Porto Alegre em 2015.