Notícias

02.03.2012 - 15h41
O que fazer com o resto de podas e entulhos?
BUTIÁ - Muitos moradores encontram dificuldades para se desfazerem de entulhos e resto de podas. Não existe um sistema fixo para disciplinar o recolhimento deste de material.
Em qualquer época do ano é comum se ouvir moradores reclamando que a prefeitura não faz o recolhimento de entulho e resto de podas que estão em frente das casas.
Nas ruas do centro da cidade este tipo de serviço é realizado com certa freqüência. Nos bairros mais afastados é normal o material ficar depositado durante muito tempo até ser recolhido.
No centro a prefeitura faz o recolhimento num dia, e no dia seguinte os moradores voltam a depositar esse material. Quando terminar o verão o problema vai se agravar, pois em toda a cidade são realizadas podas, que são depositadas nas calçadas para serem recolhidas.
O novo Código de Posturas recentemente aprovado é bastante rigoroso com relação a colocação deste tipo de material em via publica e se for aplicado ao pé da letra vai provocar muitas situações desagradáveis.
É preciso encontrar uma solução que atenda as necessidades dos moradores, que não possuem condições para dar uma destinação apropriada aos entulhos e podas. Também não se pode jogar toda a responsabilidade para cima da prefeitura.
Muito se fala que o ideal seria a implementação de um serviço de recolhimento programado a exemplo do que é feito com o lixo domestico. Fora deste roteiro o morador que quisesse ter o entulho e as podas recolhidos pagaria uma pequena taxa para ter este serviço.
Qualquer solução adotada é melhor do que a atual, onde uma equipe esta diariamente recolhendo lixo e entulho, e os moradores reclamando da demora.