Notícias

04.03.2016
Elas contam como enfrentam o câncer
Mulheres, butiaenses, Denise e Flávia, que enfrentam a doença contam como encaram o espelho e encontram autoestima.
Denise Coleto Neves Kalata, 45 anos, casada, duas filhas: Alexandra Amábile de 15 anos e Anna Valentina de 5 anos.
Descobri um nódulo palpável em meu seio esquerdo em novembro. Surgiu muito rapidamente, pensei que era um nódulo de leite, devido aos 5 anos em que amamentei a Anna.Fiz ecografia mamária e o Dr. Fernando me orientou a fazer uma biópsia. Foram dias de muita preocupação, angústia e lágrimas. Consultei com um mastologista que pediu mais exames. Confirmado o diagnóstico do Câncer de Mama de 2,5 cm, passei por um período bem conturbado de muitas indagações, dúvidas e tristeza. Em menos de um mês após o diagnóstico, já estava operada. E graças a Deus, às orações e aos excelentes profissionais, a cirurgia foi um sucesso. É muito importante fazer o autoexame e exames complementares, visto que o Câncer de Mama pode atingir qualquer mulher em qualquer idade e as melhores chances de cura dependem do diagnóstico precoce e tratamento rápido.

Enfrentar o tratamento:
Enfrentar um tratamento de quimioterapia não é fácil. Há efeitos colaterais e, entre eles, a terrível queda de cabelos, que desestabiliza um pouco o mundo feminino. Mas aprendi que não significa nada e que a vida é muito mais importante. Afinal, os cabelos crescerão novamente e uma nova oportunidade de vida me foi dada. Seguir com otimismo, sem desanimar e fazer tudo o que estiver ao alcance da Medicina.

Apoio da família e amigos:
Ao saber do carcinoma, a primeira pessoa em que pensei foi na Flávia, que já estava passando por este processo. Além da minha família, na qual eu englobo amigos muito queridos, contei e conto muito com o apoio dela. Nós nos amparamos bastante. Durante nossas conversas, sugeri que fizéssemos
um book “carecas’’, para registrar este momento marcante das nossas vidas e para dar ânimo e coragem às milhares de mulheres que estão passando por este momento também”. Precisamos ter um sistema imunológico forte para aguentar o tratamento.
A força que vem da Fé em Deus também nos impulsiona e nos dá novas perspectivas na vida. Tenho recebido muito apoio e carinho de minha família, especialmente do meu marido Julio, companheiro sempre, e amigos. Não tenho dúvidas de que sem eles tudo seria mais difícil. Minhas filhas são meu hoje e meu futuro. Nelas busco o meu suporte e por elas enfrento com muita fé e confiança o meu tratamento.

Tratamento:
Após retirado o nódulo, ele é enviado para análise onde é definido o tipo de tumor. O meu foi diagnosticado como Carcinoma Ductal Infiltrante, LUMINAL - HER2, que atinge de 20 a 25% das mulheres. Estou fazendo tratamento adjuvante ou preventivo na Clínica Oncoterápica, em Porto Alegre, que abrange quimioterapia, radioterapia, medicação oral por alguns anos e mais um ano de tratamento com medicação específica para esse tipo de tumor.

Futuro:
Espero o que todos esperam: viver com saúde e curtir todos os momentos em família. Flávia e eu estamos passando por uma fase de nossas vidas e temos o exemplo animador e verdadeiro de grandes mulheres butiaenses, em especial destaco Vera Ferreira, Rozane Martins e Adriana Garcia, que venceram os desafios do tratamento e que hoje estão bem, vivendo com a plenitude
necessária para ser feliz, como todas almejam, tendo histórico de câncer ou não. Espero também que, num futuro muito próximo, todas as mulheres tenham acesso mais rápido ao tratamento e à cura. A Medicina está cada vez mais avançada e para Deus nada é impossível.

Flavia Helena Madalozzo Marques Martins, 45 anos, casada, um filho: 1 menino de 5 anos.
Em exames de rotina. Faço mamografia e ecografia mamária anualmente.
Fiz os exames em julho de 2014 e não tinha nada, em setembro de 2015 fiz novamente os exames e foi constatado um nódulo suspeito com 1 cm no seio esquerdo. Não tinha sintomas e o nódulo não era palpável. Os exames foram feitos no início de setembro (mamografia, ecografia e biópsia) e no final de setembro já havia feito a cirurgia. Fiz a retirada de uma parte do seio esquerdo (quadrantectomia) e a retirada dos linfonodos axilares (esvaziamento axilar), atualmente faço quimioterapia e depois farei radioterapia. Faço meu tratamento no Hospital Moinhos de Vento.

Fé para a recuperação:
Com muita fé em Deus e em Nossa Senhora Aparecida, confiante de que tudo vai dar certo. Como faço exames com frequência pude descobrir a doença cedo e com condições de tratamento.

Força para enfrentar:
De Deus, do meu filho, meu marido, familiares e dos amigos. O tratamento é pesado, tem momentos difíceis, mas quando enfrentamos de frente sem nos entregar os resultados são melhores.

Importância da família e amigos:
É o carinho da família e dos amigos que me dão força para enfrentar este momento. Precisamos de apoio, carinho, compreensão e força para buscarmos alegria e coragem para vencer.

Futuro:
Que Deus me dê saúde para criar meu filho e viver feliz com minha família e amigos. E que todas as mulheres possam se conscientizar da necessidade e importância do diagnóstico precoce, pois o câncer de mama quando descoberto no início tem cura. Além da conscientização é necessário que todos tenham acesso a serviços de saúde onde possam receber orientação e realizar exames e procedimentos necessários. Como tenho plano de saúde, tive facilidade tanto no diagnóstico da minha doença como no tratamento, mas sabemos que muitas mulheres que dependem apenas do sistema público não tem a mesma sorte.