Notícias

11.03.2017 - 10h28
Prefeito tem encontro na Caixa para tratar do Minha Casa Minha Vida
Na manhã desta terça-feira, 7, o prefeito de Minas do Leão, Miguel Almeida, se reuniu com o superintendente de Negócios da Caixa Econômica Federal no RS, Pedro Lacerda, para tratar sobre financiamentos na área habitacional, com foco no programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, que tem suas demandas centralizadas na Caixa.
De acordo com o prefeito, faltam residências para aproximadamente 100 famílias leonenses para que se zere o déficit habitacional do município. A Secretaria de Trabalho, Cidadania e Assistência Social tem o mapeamento das famílias necessitadas.
Recentemente, o governo aumentou as possibilidades de financiamento do imóvel próprio através do programa. Segundo Lacerda, a produção de empreendimentos da Faixa 1 (casas mais humildes, muitas vezes sem necessidade de pagamento do morador) está paralisada, por enquanto.
No entanto, foi ventilada a possibilidade de construção de residências da Faixa 1,5 que abriga famílias com renda mensal de até R$ 2,6 mil e, neste caso, exige pagamento de uma mensalidade pelo imóvel.
A equipe da Secretaria de Planejamento se reunirá, nos próximos dias, com técnicos da Caixa Econômica Federal para estudarem a fundo as exigências da construção de moradias desta faixa. Junto a isso, dimensionar a demanda de famílias que teriam capacidade financeira para adquirir o imóvel.
O prefeito Miguel Almeida afirma que o município se esforçará nos próximos quatro anos para que toda a população carente de Minas do Leão tenha acesso à sua residência própria. “Sabemos das dificuldades porque todos os municípios querem os empreendimentos do Minha Casa Minha Vida. Vamos fazer a nossa parte, cuidando dos projetos, prazos e tudo mais”, afirma.
Lacerda ainda mencionou outras linhas de financiamento da Caixa que podem ser captados pelo município para obras de infraestrutura, como pavimentações. Segundo ele, nas próximas semanas deve ocorrer um seminário com técnicos do banco e servidores de prefeituras para o aprofundamento dos projetos em andamento e como os municípios podem se enquadrar.