Notícias

29.06.2012 - 15h36
Juíza reúne entidades para discutir a segurança pública
BUTIÁ - A Juíza da Comarca de Butiá, Dra. Betina Mostardeiro Constantino, reuniu inúmeras entidades para discutir a segurança pública nas cidades de Butiá e Minas do Leão.
A Dra. Betina abriu a reunião agradecendo a presença e ao mesmo tempo afirmando estar surpresa em ver o plenário do Foro completamente lotado. Explicou que encontro era uma sequência de reuniões que já estavam sendo realizadas. Após a comissão mista ter se reunido com o delegado regional da policia civil, e este ter relatado que os números da Policia Civil de Butiá e Minas do Leão eram suficientes para as demandas à referida comissão decidiu ir mais além e ouvir a comunidade com o intuito de ter realmente os números reais, mesmo que não oficiais.
Existe a falta de credibilidade na Polícia, que não consegue atender a população por falta de recursos humanos. Assim o cidadão não procura mais a Delegacia para registrar as ocorrências, mascarando os números da violência nestas cidades. Foi constatado que o efetivo das policias de Butiá e Minas do Leão são insuficientes, não existindo a necessária investigação e resultados insignificantes nas investigações que são realizadas.
Foi constatado que a população está preocupada com violência e com o grande número de furtos e com o reduzido registro o que, mascara os números e não alimentam as estatísticas.
As diretoras de escolas foram enfáticas e unânimes ao afirmar que a droga está na porta das escolas. O vereador Daniel Almeida, secretário da ONG Butiá Cidade da Paz, destacou a preocupação com o aumento a violência, principalmente motivada pela drogadição e também, do medo da comunidade, da repressão por parte dos traficantes. Citou o tiroteio que aconteceu na Medianeira e Cidade Baixa. Desde março o vereador foi propondo um encontro para discutir a segurança pública, tendo aprovado um requerimento neste sentido, na Câmara de Vereadores.
Agora será agenda uma reunião como Chefe de Policia do Estado, para apresentar o resultado desta reunião e se necessário, não está descartada uma audiência com o secretario de Segurança.
Participaram desta reunião as Associações de Moradores dos Bairros São José, Vila Custodio, Vila Mota, Charrua, Centro e Cidade Baixa. O encontro contou também com a presença de representantes da OAB, Grupo Coração do Mineiro, Abart, Escola Mauá, GDVS, Sindicatos, UMOSIC e a ONG Butiá Cidade da Paz. De Minas do Leão, também foi grande a participação de representantes de escolas estaduais, sindicatos, Inspetoria, Vigilância Sanitária, Secretários Municipais, Conselho Tutelar, PIM e o vice-prefeito.