Notícias

14.06.2016 - 14h48 - Atualizado em 14.06.2016 - 15h08
Futuro da Usina Termelétrica de Charqueadas deve ser definido no dia 28
Uma reunião agendada para o próximo dia 28 de junho em Brasília deve definir o futuro das atividades da Usina Termelétrica (UTE) de Charqueadas, na região Carbonífera. Conforme o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se reúne neste dia para discutir os prazos para o encerramento das operações na unidade, agendados para dezembro.
Conforme Redecker, a Aneel estuda a possibilidade de encerrar as atividades da termelétrica já em agosto e também a hipótese de encaminhar o carvão produzido em Charqueadas para uma usina de Tubarão, no estado vizinho de Santa Catarina. Com o fechamento da unidade, cerca de 2,4 mil postos de trabalho devem ser fechados na cidade gaúcha.

A UTE é operada pela empresa Tractbel, e o objetivo da Secretaria é manter o prazo de encerramento das atividades para dezembro, mas isso não está confirmado. Através de nota, ainda em maio, a diretoria da empresa garantiu que há restrições ambientais à manutenção da usina, que opera obsoleta. A empresa teve prazo para se adaptar às novas normas da Aneel, que entraram em vigor em dezembro passado, mas não realizou as mudanças necessárias.

Uma audiência pública está agendada para as próximas semanas na Assembleia Legislativa para tratar do tema. O objetivo é debater as consequências do fechamento da unidade e as demissões consequentes desse processo. O secretário Redecker ainda salienta que o fechamento da usina precisa ser debatido a médio e longo prazo, envolvendo a comunidade, o município e o Estado. Entre as alternativas, estão leilões regionais de energia e a reativação da usina Minas do Leão 2.

Fonte: Ananda Müller / Rádio Guaíba