Notícias

14.08.2012 - 10h48
Universo em dança no 40º festival internacional em nova petrópolis
BUTIÁ - Nos dias 4 e 5, a Cia de Artes Universo em Dança esteve presente no 40º Festival Internacional de Folclore da cidade de Nova Petrópolis, fazendo shows na noite de sábado e na manhã de domingo.

Coreografia Coxilha Negra representa a história dos mineiros

O Festival Internacional de Folclore é um evento de valorização das tradições e dos costumes legados pelos antepassados, numa mescla das mais distintas manifestações culturais. É um intercâmbio artístico-cultural entre os inúmeros grupos participantes, iniciado de uma forma humilde em 1973, por um grupo de amigos e com o passar dos anos tomou grandes proporções, se tornando internacional no ano de 2009 e hoje é a maior festa cultural da cidade de Nova Petrópolis, trazendo diversos grupos folclóricos oriundos de cidades gaúchas, diferentes Estados e países de todos os continentes, enriquecendo o evento.
Butiá esteve representado pelo grupo Universo em Dança que apresentou diversas coreografias dentre elas Coxilha Negra, a qual representa a história dos mineiros de nossa terra, uma homenagem a todos os seus familiares e descendentes para esses grandes homens que fizeram do carvão o seu sustento durante muitas décadas. Além disso, também foram apresentadas Pampeana, La Bailanta Oficial, Roseira, Tatu e Paleteada, sendo aplaudidos de pé por toda a multidão que os assistiu. Segundo o público presente nas duas noites e os repórteres da RBS regional, o grupo foi elogiado como o mais técnico, alegre e expressivo, sendo assim considerado o melhor grupo do festival.
O evento que iniciou dia 27 de junho, se estende até dia 12 de agosto, com uma intensa programação cultural, valorizando as tradições locais, envolvendo a comunidade e tendo como objetivo âncora a propagação do folclore e da arte popular. A festa é realizada em distintos espaços públicos, oportunizando a participação do público em geral e proporcionando o enriquecimento cultural.
Os integrante do Universo em Dança, não param. O grupo agora se prepara para os próximos eventos que são Coxilha Negra 2012, Festival Internacional de Criciúma, Festival Internacional del Chamamé em Corrientes na Argentina e também para o Festival Mestres do Mundo em Limoeiro do Norte no Ceará.