Notícias

18.08.2012 - 10h02
Raio x da segurança pública no município
BUTIÁ - Iniciamos essa semana uma série de reportagens sobre a segurança de nosso município, nesta edição, começamos apresentando o trabalho realizado pela Brigada Militar.
Por ser um tema extenso vamos dividir em diversas reportagens, abrangendo a Brigada Militar, Polícia Civil e finalizando a serie de reportagens com os procedimentos no âmbito do Judiciário.
Se nosso leitor tiver interesse em fazer alguma pergunta especifica ou tiver alguma dúvida sobre segurança pública, pode enviar um e-mail para a redação do Jornal Sobral que estaremos repassando aos responsáveis.
Comandante do Pelotão da Brigada Militar de Butiá, Wolmir Miranda Peltz que está à frente do pelotão há um ano explica:
Funções
A Brigada é o órgão responsável por todo o policiamento ostensivo e preventivo de nosso município. Preventivamente: evitar que o crime aconteça, se antecedendo ao crime (patrulhamento). Ostensivamente: é pela farda que usamos, e que somos identificados. Estamos presentes nas 24 horas do dia a disposição da comunidade, efetuando operações de patrulhamento ostensivo em todos os bairros, atendendo os mais diversos tipos de ocorrência policial. Em caso de urgência as pessoas podem ligar para o fone 190.
Patrulhamento
Preventivamente a Brigada Militar atua patrulhando as ruas. Hoje na Brigada, a maioria do patrulhamento é no processo motorizado, existindo em nossa cidade um viatura e contamos também com uma motocicleta.
Classificação dos crimes
Existe aquela ocorrência que é mais para a orientação de partes, para aquelas pessoas que acham que estão sendo prejudicadas, lesadas ou com um direito seu afetado, comparecemos no local e orientamos as pessoas. Nessa atuação a Brigada confecciona um documento que se chama Boletim de Atendimento, que serve para dados estatísticos e também caso a pessoa tente ingressar na justiça aquele documento vai ser o pontapé inicial (quando o fato não está prescrito como crime).
Quando verifica-se que o fato esta gerando uma ocorrência policial,há um crime previsto para o fato, é feito o Boletim de Ocorrência Policial, o conhecido BO, quando as partes não estão todas presentes (geralmente vitima/testemunha), sempre sem a presença do autor presente, este após sua confecção, será encaminhado a Delegacia de Polícia, para abertura de investigação policial pelo Delegado de Polícia.
No aspecto criminal, existem hoje os crimes de menor potencial ofensivo, que são aqueles crimes em que a lei comina pena de até dois anos de detenção, onde não há prisão imediata do autor, se a pessoa se comprometer em comparecer perante a justiça, essa situação é resolvida no ato, e a pessoa é liberada. Com isso é confeccionado um documento denominado Termo Circunstanciado.
Existem os crimes previstos em lei pelo Código Penal em que a lei culmina pena superior a 2 anos, neste caso a pessoa é presa em flagrante, o autor é encaminhado a Delegacia, sendo que se for crime, em que possa ser arbitrada fiança, este após pagá-la é liberado, se não for crime afiançável, então sua prisão, após presidido o flagrante pelo Delegado e homologado pelo Juíz, o autor será encaminhado ao estabelecimento prisional.
Na próxima série de reportagens vamos trazer dados sobre as ocorrências mais atendidas pela BM na cidade, e ainda informações sobre o tráfico de drogas.