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30.09.2011 - 15h50
Greve dos bancários causa transtornos à população
BUTIÁ- A greve nacional dos bancários que abrange todo o país, já fechou parcialmente dois bancos na cidade e começa a causar problemas
para os usuários.

Foto: MANO MEDEIROS

Na quarta-feira, membros do Sindicato colaram os avisos de greve

Sindicato
A presidenta do sindicato dos bancários Rio Pardo, Bartira Ferreira de Ferreira, junto com membros de sua diretoria estiveram na cidade na terça-feira,27, e por volta das 10:45h colocaram os cartazes de greve na agencia da Caixa Econômica Federal. Na ocasião em entrevista
concedida a repórter da radio Sobral Tais Pacheco, a presidenta falou sobre os motivos da greve.

Greve
Relatou que a categoria esta tentando negociar com a classe patronal, já que cada banco tem uma proposta, mas que de modo geral nenhuma delas satisfaz as aspirações e necessidades dos bancários.
No momento o pedido geral da categoria é o que foi feito à FENABAN,Os bancários querem reajuste de 12,8% (inflação do período mais aumento real de 5%), maior participação nos lucros, valorização do piso, fim da rotatividade, mais contratações, fim das metas abusivas,combate ao assédio moral,mais segurança, igualdade de oportunidades e inclusão bancária sem precarização, dentre outras reivindicações). A FENABAN propôs um reajuste salarial de 8%. Que não foi aceito pela categoria e por isso
esta acontecendo a greve.

Bancos
Alem da Caixa Econômica,o Banrisul também entrou em greve na quarta-feira,28, por volta das 9:45h os diretores do sindicato após uma longa reunião com os funcionários em frente da agencia, começaram
a colar os cartazes da greve na entrada do banco.

Prejuízo ao Consumidor
O consumidor deve ficar atento aos pagamentos das contas durante a greve dos bancários, iniciada nesta terça-feira (27). É importante que o consumidor entenda que a paralisação não o isenta de pagar faturas, boletos ou qualquer outra dívida, caso seja disponibilizada
outra forma de pagamento. Para que eventuais encargos não sejam cobrados, a Fundação recomenda aos consumidores entrar em contato com a empresa e solicitar outra opção de local para efetuar o pagamento,seja por Internet, na sede da empresa, casa lotéricas
ou código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos.
Caso a empresa não disponibilize outro local para o pagamento das contas, o consumidor deverá documentar a tentativa de quitar o débito, podendo registrar uma reclamação no Procon, onde ele existir.
O consumidor não pode ser prejudicado por problemas decorrentes da greve, pois a responsabilidade do banco pelos prejuízos causados aos
consumidores decorre do risco de sua atividade e não pode, a
pretexto de greve, ser repassada ao consumidor.