Notícias

06.09.2012 - 14h12
Alunos do mauá têm aula de filosofia nos correios
BUTIÁ - Os alunos das turmas 71 e 72 da Escola Estadual de Ensino Médio Visconde de Mauá realizaram esta semana uma atividade que envolveu a postagem de cartas e palestra na agência local dos Correios.
A tarefa faz parte das aulas do professor de história e filosofia Everton Pereira que através do projeto Carta para Sofia vem trabalhando temas e conceitos ligados a filosofia e resgatando a importância da comunicação através das cartas.
De acordo com o professor, o projeto consiste em cada aluno escrever uma carta para Sofia - uma menina imaginária que teria o nome originário do termo filosofia - onde o aluno relata sobre a aprendizagem construída desde o início das aulas. A menina então receberá a carta que também se trata de uma avaliação da disciplina e responderá ao aluno através de uma carta pelos Correios. - Eles usaram muito a criatividade na hora de escrever e contar sobre as aulas para a Sofia e o mais inusitado é que praticamente nenhum havia postado uma carta nos Correios ou preenchido um envelope de carta e como a Sofia está com a internet estragada e assim fica impossibilitada de usar o face, o twitter ou mesmo o e-mail, me restou apelar para as cartas, brinca o professor Everton.
Um parceiro do projeto Cartas para Sofia foi o gerente da agência dos Correios de Butiá Leandro Rodrigues que recepcionou os alunos da escola no momento da postagem das cartas. Leandro realçou o papel histórico da Empresa de Correios e Telégrafos – ECT para a unificação do país e salientou que mesmo com o avanço de ferramentas virtuais como redes sociais e a democratização do acesso a internet, alguns serviços dos Correios como cartas vão sendo substituídos por outros como entrega de compras realizadas pela internet ou entrega de faturas, por exemplo.