Notícias

06.09.2012 - 14h14
Penitenciária não recebe presos por falta de agentes penitenciários
ARROIO DOS RATOS - A penitenciária não pode ser ocupada devido a falta de agentes penitenciários. Segundo cálculos do sindicato dos servidores, para a prisão funcionar plenamente seriam necessários 130 agentes.
Enquanto o Presídio Central de Porto Alegre está interditado pela Justiça por causa da superlotação, a principal alternativa para desafogar a cadeia, a Penitenciária Estadual de Arroio de Ratos, com 672 novas vagas, que está pronta, não pode ser ocupada por que não tem agentes para trabalharem nesta unidade prisional.
Como não há previsão de contratação de imediato, a solução será o remanejamento de agentes de outras cadeias. A PEC - Penitenciária Estadual de Charqueadas, também foi alvo de interdição para receber novos presos por causa da superlotação, tinha apenas sete agentes vigiando 871 presos. Pelas promessas do governo, as 672 vagas da nova cadeia de Arroio dos Ratos, somadas a outras mil, referentes às ampliações das penitenciárias moduladas de Montenegro com 500 vagas e de Charqueadas com outras 500, já deveriam estar ocupadas.