Notícias

15.09.2012 - 10h40
Estudantes transformaram a piratini em sala de aula ecológica
BUTIÁ – O tema do Desfile de 7 de setembro, foi Sustentabilidade Ambiental, dividido em vários subtemas desenvolvidos pelas escolas que participaram da atividade cívica.
Um excelente público prestigiou o Desfile que encerrou a Semana da pátria em Butiá. Respeitando o horário estabelecido pela Prefeitura, logo após o hasteamento das bandeiras do Brasil pelo prefeito Paulo Machado, do Rio Grane do Sul, pelo tenente Coronel Marcos Antônio Diel, do CIB – Campo de Instrução de Butiá e a de Butiá pelo secretário municipal de Educação, Lindonor Almeida, às 8h30 iniciou o desfile temático das escolas instaladas no município.

MUNDO DOS SONHOS
O desfile iniciou com a apresentação da Escola Municipal de Educação Infantil Mundo dos Sonhos, que atende crianças de 0 a 4. Os pequenos alunos chamaram a atenção para o Aquecimento Global. Todo o desfile focou questões ecológicas e as escolas exploram ao máximo o tema.

MAUÁ
Logo após iniciou o seu desfile a Escola Estadual de Ensino Médio Visconde de Mauá que apresentou o Sustentabilidade - SOS Mata Atlântica. Os alunos chamaram a atenção para o desmatamento desta área e para a extinção de vários animais que não resistiram à ação do homem.

RONDON
O Instituto Estadual Marechal Rondon chamou a atenção para voltado à Poluição. A agressão à natureza está destruindo diversas fontes que geram vida. O ser humano ganancioso, na busca de bens materiais esquece da natureza, destruindo a natureza.

MARIA CAMARGO E ORESTES
As Escolas Municipais Maria Camargo e Orestes Gonçalves, que desfilaram juntas ficaram responsáveis pelo tema Reciclagem e aproveitaram para despertar na população a necessidade de reaproveitamento de diversos materiais. Uma bandeira foi confeccionada com fundo de garrafas Pet. Os alunos apresentaram inclusive brinquedos que foram produzidos com material reciclado.

ROBERTO CARDOSO
Para Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Roberto Cardoso foi definido o tema Consumo Sustentável, também chamando a atenção da população para a necessidade de respeitar a natureza, não poluindo e sabendo usar somente o suficiente para a sua subsistência sem a exploração descontrolada.

NICÁCIO MACHADO
A Escola Nicácio Machado ficou com a responsabilidade de desfilar focada no tema Ecologia, bastante abrangente e possibilitando que os estudantes e professores pudessem explorar o assunto com muita competência.
ESCOLAS RURAIS
As Escolas Municipais Rui Barbosa, Santo Antônio, Dom Pedro II e Benjamin Constant trouxeram para o desfile o tema Sustentabilidade na Agricultura. Os alunos montaram uma verdadeira horta, em um carretão puxado por um trator, duas ferramentas fundamentais para o homem do campo. Nesta horta, vários produtos que consumimos diariamente e que poderíamos produzir em pequenas áreas, sem a adição de produtos químicos.

MARIA ALZIRA
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Alzira apresentou como tema do seu desfile A importância da Água. Os estudantes chamaram a atenção para o compromisso de todos na preservação dos mananciais. A água doce que já foi um líquido abundante no planeta, pela ação destruidora do homem, já corre o risco de faltar. Os estudantes deixaram a mensagem de que sem água não existe a possibilidade de vida.
VENCESLAU BRÁS
Escola Venceslau Brás com o tema Energias Renováveis, destacou a possibilidade de se produzir as mais diferentes formas de energia sem agredir a natureza. Destaque para a energia solar e a energia eólica.

JOSÉ BLAHÁ
Com um enfoque sobre o mesmo tema que trata da preservação, a Escola Engenheiro José Blahá, do Bairro Charrua, trouxe o tema Retrato e Valorização das Belezas Naturais, destacando as belezas naturais.

IECPAC
O Instituto de Educação Cenecista Professor Alcides Conter encerrou o Desfile de 7 de Setembro, com o tema Rio + 20, encontro com chefes de estado e representantes de centenas de países, que discutiram exatamente o tema abordado pelos estudantes.
Também participaram do desfile a SOREI, a jovem Banda da Escola Maria Camargo, faz parte de um projeto que iniciou na Escola de Samba União da Vila, e ainda, o Pelotão de Operações Especiais comandado pelo tenente Edinilson, o 18º Batalhão de Infantaria Motorizada de Sapucaia do Sul.
Com o arriamento das bandeiras e a extinção do Fogo Simbólico às 17h, foi encerrada a Semana da Pátria 2012.