Notícias

29.10.2011 - 10h39
Suspeita de surto fecha creche municipal
BUTIÁ- O aparecimento de alguns casos com o possível diagnóstico de uma doença infecciosa,(Escarlatina), fez que como medida preventiva a creche Mundo dos Sonhos fosse fechada durante esta semana.

A criança tem muitas coceiras pelo corpo

CRECHE
Situada na avenida Mauá, a Escola Municipal de Educação Infantil Mundo dos Sonhos, atende em regime de creche ao redor de 130 crianças do 0 aos 4 anos. Faz algumas semanas que 2 funcionários, uma professora e uma atendente começaram a apresentar alguns sintomas de doença que não se encaixavam nos casos clássicos mais comuns que ocorrem nesta época.
ESCARLATINA
Os 2 funcionários após algum tempo de tratamento sem grandes melhoras, tiveram finalmente o diagnóstico clinico para a doença que os tinha acometido, era a Escarlatina, uma doença infecciosa causada pelo estreptococo beta hemolítico do grupo A (Streptococcus pyogenes), que atinge principalmente as crianças, sendo a bactéria sensível à penicilina, entre outros antibióticos. A escarlatina é quase sempre uma complicação da amigdalite/faringite estreptocócica, aparecendo cerca de 2 dias após o início dos sintomas desta.
SINTOMAS
As pessoas infectadas pela bactéria têm febre, na maioria das vezes, e dores na garganta (odinofagia), o que dificulta a ingestão de alimentos. A pele sofre alterações visíveis, como descamação e vermelhidão.Caracteriza-se por eritemas (vermelhidão cutânea), que se espalha a partir de um ponto no corpo, deixando as palmas das mãos e pés, e a região em redor da boca inalteradas. A língua inicialmente é amarela devido à inflamação, mas depois descama e torna-se vermelho-viva, com aparência de um morango. Em alguns casos a língua fica com bolhas pequenas.
TRANSMISSÃO E TRATAMENTO
A sua transmissão acontece através da saliva, por via nasal, tosse, espirros e respiração ou ainda através do contacto com vestuário e objetos contaminados.
O tratamento é através da administração de antibióticos, constituindo a penicilina, ainda hoje, o fármaco de primeira linha, dada a ausência de resistência documentada.
Não sendo devidamente tratada, poderão ocorrer hemorragias no estômago, baço e intestino. Além da possibilidade de ocorrer convulsões, inflamação nos rins, infecção nos tímpanos, dores fortes nas articulações e problemas cardiovasculares.
SUSPENSÃO DAS AULAS
Na segunda-feira,24, pela manhã, compareceram nos estúdios da Radio Sobral o Sr. Elton Lima, secretário de Educação, O Sr. Arlindo Pinto, secretário de Saúde, mais a enfermeira Denise responsável pelo posto central da secretaria de saúde, para comunicarem que mesmo não se tratando de um surto, mas de apenas 4 casos, até aquele momento ainda não 100% confirmados, estavam suspendendo as atividades na creche municipal por 2 dias e provavelmente por toda a semana, como medida preventiva, já que as crianças são mais suscetíveis a contraírem doenças.
DESINFECÇÃO
Aproveitando estes dias sem aulas, foi realizada a desinfecção completa da escola, e também foi feito um acompanhamento, através da secretaria de saúde, daquelas crianças que apresentavam algum tipo de sintoma que pudesse estar associado a presença da Escarlatina.
PAIS PREOCUPADOS
Durante esta semana muitos pais, que tem os filhos na creche, ficaram angustiados e acabaram procurando a secretaria de saúde. Foi o caso da Dona Luciane, moradora da rua José Zereu, que preocupada com as manchas e coceira no corpo da pequena Hilary, foi até o posto pedir ajuda. Faz mais de um mês que a menina tem manchas, e se coça muito, quase não dormindo à noite, já consultou até no Hospital Conceição, onde acharam que seriam picadas de inseto. Com o surgimento desta doença na creche, Dona Luciane não teve duvidas pegou a pequena e foi até o posto marcar uma consulta com a pediatra.
VOLTA AS AULAS
Na próxima segunda-feira,31, recomeçam as aulas normalmente, já que não surgiu nenhum novo caso comprovado entre os alunos que frequentam a creche. Por certo, tanto os professores, funcionários, e pais dos alunos, a partir do ocorrido estarão mais atentos ao surgimento de qualquer sintoma associado à doença que possa vir a acontecer no futuro.

FESTA SUSPENSA
A VII Noite de talentos que a escola realizaria no dia 27 de outubro, foi transferida para o dia 4 de novembro, às 20h no Ginásio Municipal Gastão Hoff.