Notícias

29.10.2011 - 11h15
Em três dias 11 morreram em motos no rs
GERAL- Das 19 mortes ocorridas no transito em todo o Estado no final de semana passado, 11 estiveram relacionados com acidentes envolvendo motocicletas.
GERAL- Das 19 mortes ocorridas no transito em todo o Estado no final de semana passado, 11 estiveram relacionados com acidentes envolvendo motocicletas.
NÚMEROS
O Brasil é o quinto país no ranking mundial de acidentes de trânsito, atrás de Índia, China, Estados Unidos e Rússia. São mais de 35 mil mortos por ano no país, 58% destas vítimas de acidente estavam em motos, um numero alarmante se comparadas às frotas de veículos e motos.
Hoje, nós temos no nosso país, 110 mil sequelados. É um número estrondoso. Além dos mais de 35 mil óbitos/ano . Superam as guerras (os números de morte). Muito maior que qualquer guerra são os nosso acidentes.
MORTOS
Estatística do Ministério da Justiça mostra que, de 1998 até hoje, diminui muito o número de pedestres mortos, de 12,6 para 6,4 por grupo de cem mil habitantes. No mesmo período, o número de motoristas mortos cresceu um pouco, de 4,1 para 5,5. Mas o grande salto aconteceu entre os motociclistas, de 1,2 em 1998 passou à 6 para cada cem mil habitantes. O aumento foi de mais de 400%.
RIO GRANDE DO SUL
O estado não foge da media nacional, acompanhamos exatamente o que acontece no resto do País, tanto com relação ao numero de acidentes, quanto aos acidentes envolvendo motos.
No inicio desta semana o titulo desta matéria foi manchete nos principais jornais e circulou por toda a Internet. Até o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, preocupado com os números registrados afirmou que pretende limitar a venda de motocicletas aos motoristas que tenham habilitação específica para o veículo.
MUNICÍPIO
A frota total de veículos no município é de 7.353, destes 1.174 são motos, estamos praticamente dentro da média nacional, e infelizmente também acompanhamos as estatísticas quanto ao numero de vitimas, na sexta-feira, quando começava o trágico final de semana em que 11 pessoas perderam a vida, em acidentes envolvendo motos, aqui em Butiá, uma comunidade ainda chocada, dava o ultimo adeus e acompanhava entristecida o sepultamento de Fernando Rolan Sampaio, mais uma vitima a ser incluída nesta terrível estatística de acidentes envolvendo motocicletas.