Notícias

07.11.2011 - 14h11
Esgoto de escola largado na sanga do novak
BUTIÁ - Canalização de aproximadamente 100 metros leva o esgoto da Escola Maria Alzira direto para a sanga do Novak.

Foto: MANO MEDEIROS

Cano grosso foi instalado na sanga, destruindo as barrancas numa APP, área de preservação permanente

Exemplo
Faz pouco tempo que surgiu o problema de esgoto no balneário Ponte de Arame,onde um cano levava para longe o esgoto e descarregava no
arroio, que é uma APP (área de preservação permanente),e portanto não poderia receber esgotos que não são tratados adequadamente, e ainda assim necessitaria de uma licença para fazê-lo. Após um pouco
de sensacionalismo por parte de uma autoridade, que ventilou num jornal local que poderia ser fechado o Balneário em virtude das denuncias, resolveram analisar melhor e aceitaram o auxilio de um grupo de veranistas que se dispôs a auxiliar para começar a resolver os problemas de agressão ao meio ambiente naquele local.

Novo caso
Pois parece que não aprenderam como se deve tratar uma APP, como os esgotos da Escola Maria Alzira estavam cheios e transbordando, não tiveram duvidas, construíram uma canalização de aproximadamente
100 metros levando direto para dentro da sanga do Novak, que também é uma área de APP. Se tivessem ouvido com atenção o técnico que a própria Prefeitura contratou para analisar o caso da Ponte de Arame, saberiam que o esgoto para ser largado num curso d’água, precisa antes receber um tratamento, e não pode ser lançado a “jusante”
como fizeram neste caso.

Denuncia
A reportagem do JS já tinha recebido a denuncia da construção desta canalização à aproximadamente 30 dias, e esteve no local verificando o fato, podemos constatar que o local das fossas ao lado da escola estava em péssimo estado, todo alagado pelo transbordamento das fossas, e que canos grossos estavam sendo enterrados desde a sanga até o prédio da escola.
Mas como na ocasião a obra ainda não estava concluída, resolvemos esperar para ver se fossas especiais para fazer este tratamento seriam construídas.

Solução
Foram colocadas duas novas pequenas fossas circulares que provavelmente estão recebendo o esgoto e foram construídas
caixas de passagem que ainda estão sem tampas ao longo dos quase 100 metros de canalização até a sanga. As fossas antigas que antes estavam totalmente cheias e transbordando hoje estão normais.
Insuficientes. Não precisar ser técnico para perceber que as 2 novas
fossas instaladas são pequenas e insuficientes para atender uma escola com centenas de alunos, certamente logo em seguida também estarão cheias e transbordando como as antigas.
Só que agora terão a disposição um cano de grossa bitola para levar os efluentes para dentro da sanga. As caixas de passagem construídas ao longo da canalização servem para realizar limpeza em caso de entupimento e assim garantir que as fossas embora de tamanho insuficientes consigam dar conta de todo o esgoto da escola,mesmo que para isso a sanga receba a sujeira.

Arroz
Na primeira caixa de passagem, ainda sem tampa, bem ao lado das duas novas fossas,já foi possível perceber uma grande quantidade de arroz e outros restos de alimentos que logo estarão dentro da sanga do Novak. Nem dá para alegar que os restos de comida vão servir para alimentar os peixes, pois há muitos anos, em virtude de atitudes como esta, os peixes não conseguiram mais sobreviver na sanga.