Notícias

26.11.2011 - 09h52
Vii edição da feira do livro de minas do leão
MINAS DO LEÃO - “De cabeça nos livros”, foi o tema escolhido para a VII edição da Feira do Livro de Minas do Leão. Realizada nos dias 17 e 18 de novembro, na Praça Cândido de Oliveira, a Feira, em uma nova “roupagem”, ofereceu muita leitura, música, gastronomia, sarau elétrico, shows, exposições e apresentações artísticas.

Foto: DIVULGAÇÃO

PATRONENSSES
A Feira foi aberta com a presença de autoridades, convidados e Professoras Patronesses: Fabiane Oliveira, Joselaine Silva da Silva e Naira Laone Silveira Corrêa, estas receberam a homenagem de seus alunos, através apresentações emocionantes. As Patronesses foram escolhidas por despertarem em seus alunos o gosto pela leitura e puderam relatar suas experiências em um descontraído bate-papo conduzido pela Professora Rosana Pereira de Almeida, Diretora da Biblioteca Pública Municipal, que teve o seu estande como um dos mais visitados pelo público, pois oferecia um espaço muito agradável para a leitura, que contagiou a todos.
FAROL DA LEITURA
Os trabalhos realizados pelas Escolas ao longo do projeto Farol da Leitura, uma prévia da Feira do Livro, estiveram expostos nos dois dias da Feira e foram realizados com base nas obras dos escritores Marcelo Spalding, Marô Barbieri e Alexandre Brito que prestigiaram o evento. Não apenas os trabalhos manuais, mas as interpretações em peças teatrais, musicais e danças, ao longo destes dois dias de Feira.
ESCRITORES CONVIDADOS
Todos os escritores participaram de um bate-papo e uma sessão de autógrafos durante a Feira. O escritor Alexandre Brito interagiu com o público e vibrou ao ver uma de suas obras “Museu desmiolado” no trabalho das crianças.
A escritora Marô Barbieri contou e encantou com suas histórias, mas também se emocionou com o talento dos alunos da Escola de Educação Infantil Anjinho Travesso que apresentou o espetáculo “TINOCA MINHOCA” da escritora. O escritor Marcelo Spalding, disse ser a Feira muito importante porque ela incentiva, transforma o livro numa festa, mas o mais importante são os professores trabalharem o livro em sala de aula.
TEATRO E MÚSICA NA FEIRA
O Grupo Luz e Cena trouxe a Feira dois espetáculos: “O TEMPO DA DESCOBERTA” e “A MENINA DA BIBLIOTECA” que deixou os espectadores fascinados. O espetáculo Musical SESC apresentou ao público da Feira DRIKA TRIO. Foi um Happy Hour com MPB.
CRAS
O CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, de Minas do Leão, também prestigiou o evento e levou a Feira seu Grupo de Taekwondo, reforçando a importância dos trabalhos sociais e educativos desenvolvidos em nosso município.
CENTRO INTEGRAL DO ALUNADO
O CIA – Centro Integral do Alunado participou intensamente da Feira contribuindo com diversos espetáculos musicais e teatrais com base nas obras dos escritores Marcelo Spalding, Marô Barbieri e Alexandre Brito.
ESCOLAS
Além das participações das escolas, a Empresa Fagundes, grande apoiadora do Projeto “Plantando Cidadania com Mãos Especiais”, teve sua participação na Feira com um estande. Espaços Livreiros; Animador Cultural; Mestre de Cerimônias Infantil com intervenções Artísticas e Recreativas; Bichinho de balão; Pinturinhas de rosto; Perna de pau; Espaço de Hora do Conto Biblioteca Clara Terezinha Lima Costa e Praça de Alimentação foram atividades paralelas durante toda a Feira do Livro.
O SARAU ELÉTRICO, encerrou as atividades da VII edição da Feira do Livro.
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
Para a Secretária de Educação Silvia Lasek a Feira do Livro é um evento que acontece ano a ano, mas seus resultados são a longo prazo; precisamos ler,ler e ler para ampliar, conhecer, interpretar, argumentar , tudo precisa de tempo, paciência e acreditar.