Notícias

26.11.2011 - 09h59
Iii encontro de corais de butiá
BUTIÁ- Com a apresentação de 3 Corais e a presença de um bom publico, aconteceu no sábado 19, o 3º Encontro de Corais de Butiá, o evento foi realizado no Centro de Eventos Santa Terezinha.

Foto: MANO MEDEIROS

EVENTO
O já tradicional evento é promovido pela Prefeitura Municipal (EDTC) e teve seu início às 20 horas, contando com a participação do Coral Municipal de Butiá, do Coral Vozes da Francofonia,da cidade de Rio Grande e do Grupo de Cantoria Italiana Stella D’Itália do município de Garibaldi.
CORAL MUNICIPAL
O Coral Municipal de Butiá foi criado em 2007, através da Lei Municipal nº. 2252/2007 e tem a regência e Preparação Vocal do Maestro Luciano Richard Matheus. Hoje, o Coral Municipal, está formado por vinte e cinco cantores que já tem em seu histórico, mais de trinta concertos e apresentações nos mais diversos eventos no município de Butiá.
APRESENTAÇÕES
O coral municipal de Butiá foi o primeiro a se apresentar e recebeu os aplausos do publico presente a cada interpretação que foram na ordem : Mulher Rendeira, Carinhoso, Pealo de Sangue, Samba do Arnesto e Trem das Onze.
O Coral Vozes da Francofonia da Universidade Federal do Rio Grande foi o segundo a se apresentar, este jovem coral iniciou suas atividades em 2010 e integra o Movimento Coral da FURG, juntamente com o Coral Universitário da FURG e o Coral da Terceira Idade do NUTI/FURG. O Coral Vozes da Francofonia tem a regência de Silvia Zanatta e preparação vocal de Yimi Walter, e interpreta clássicos do idioma francês como: Vois sur ton chemin, Belle qui tiens ma vie, Quand je bois du vin clairet e Lês eaux de Mars.
Finalizando o encontro fez sua apresentação o Grupo de Cantoria Italiana Stella d’Itália, que iniciou suas atividades em 1997, e desde do ano 2000, o grupo tem a orientação da Maestrina Andréia Regina Boscaini. Atualmente, o grupo está sob a presidência da Srª. Gentilia Loss Chesini e conta com a participação de dezesseis componentes que cantam por amor ao canto coral. O coral de Garibaldi apresentou com brilhantismo as seguintes peças : Que a luz de Cristo Brilhe, Hino ao Rio Grande, Cio da Terra, Peixe Vivo e La Montanara.
NÍVEL
A qualidade das apresentações nesta noite foi contagiante, o publico que esteve presente, e os ouvintes que acompanharam através da Radio Sobral, tiveram a oportunidades de ouvir apresentações de alto nível, que foram num crescendo e culminou com a apresentação do Grupo de Cantoria Italiana que empolgou aos presentes que aplaudiram de pé o Coral da serra.