Notícias

26.11.2011 - 10h03
Projeto pescar chega ao município
BUTIÁ- A Copelmi Mineração através do Projeto Pescar vai oportunizar à jovens de ambos os sexos um curso de iniciação Profissional em Manutenção Mecânica Industrial com duração de 9 meses.

Foto: ALINE KACZYSNKI

O QUE É O PROJETO
O Projeto Pescar é um sistema pioneiro de Franquia Social, onde as organizações que compõem a Rede Pescar abrem espaço em suas dependências para a formação pessoal e profissional de adolescentes em vulnerabilidade social.
Os cursos oferecidos contemplam sete áreas de formação profissional: Ambiente, Saúde e Segurança; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infraestrutura; e Produção Industrial. Após o período de 8 a 11 meses de qualificação profissional e a formatura na Unidade Pescar, estes Jovens são encaminhados para o mercado de trabalho.
É importante salientar que o Projeto Pescar estimula nos Jovens a responsabilidade individual, o que reforça sua cidadania
POR QUE PESCAR?
Se queres matar a fome de alguém da-lhe um peixe. Mas se quiseres que ele nunca mais passe fome ensine-o a pescar” (Lao Tsé)
O provérbio chinês acima inspirou o idealizador do Projeto Pescar, Geraldo Tollens Linck, em 1976. Tendo como pano de fundo esta filosofia, foi criada esta Tecnologia Social pioneira no Brasil, que está sendo operacionalizada em 145 Unidades Franqueadas.
EMPRESA/ORGANIZAÇÃO
Qualquer organização, independente de seu porte, área de atuação e localização geográfica, pode participar do Projeto Pescar. As formas são: como Franqueada, Mantenedora, Apoiadora, ou como Empregadora dos Jovens formados pelas turmas do Pescar.
Ter uma Unidade do Projeto Pescar é uma atitude socialmente responsável, de fácil implementação e custo baixo. Ao ingressar como Franqueada, a organização passa a receber suporte e orientação técnica da Fundação, tendo acesso ao conhecimento de mais de 35 anos de experiência na área.
HISTÓRICO
Desde sua criação na década de 70, o Projeto Pescar atendeu 17.479 jovens que passaram pelas organizações franqueadas. A Rede Pescar é composta hoje por 145 Unidades, distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte e Brasília (DF). Conta também com 21 Unidades na Argentina e uma no Paraguai. Em cada um destes países foi criada uma estrutura que é gerida e financiada pela própria empresa para desenvolver a Tecnologia Pescar.
REQUISITOS:
- Escolaridade(Estar cursando, no mínimo, o 6° ano do Ensino Fundamental);
- Ser de família de baixa renda;
- Não possuir experiências sistemáticas no mercado formal de trabalho;
- Não tenha concluído ou esteja cursando qualquer tipo de curso técnico ou
profissionalizante.
INSCRIÇÕES
- Período: de 05/12/2011 a 08/12/2011
- Local :Unidade Projeto Pescar Copelmi Mineração Ltda AECO (Associação dos Empregados da Copelmi) Av. Dr Carlos Correa Rodrigues, S/N° Centro Butiá/RS
- Horário: das 8h às 18h
- Falar com Priscila Vaz(Orientadora) Fone- (51) 98959134
- Documentos Identidade (original)