Notícias

26.11.2011 - 10h51
Moradores bloqueiam perimetral do iii exército
BUTIÁ- Na sexta-feira,18, os moradores da Perimetral do III Exercito, cansaram de esperar pelo calçamento e de que a rua fosse aguada e tomaram a medida extrema de bloquear a avenida.

Foto: DIVULGAÇÃO


Poeira
Faz décadas que devido ao transito intenso, principalmente de caminhões, os moradores daquela avenida e até dos bairros sofrem com a poeira principalmente no verão. Todo ano repete-se a mesma situação com as pessoas reclamando e pedindo que pelo menos passem o caminhão pipa para amenizar o problema.
Calçamento
Finalmente após varias promessas, este ano foi dado o primeiro passo para o inicio do calçamento de uma parte da avenida, no dia 02 de junho, uma quinta-feira, foi realizada uma pequena solenidade para a assinatura do contrato entre a Prefeitura e a empresa que vai realizar a obra. A assinatura do contrato aconteceu lá mesmo em plena avenida, onde na ocasião foi prometido aos moradores que até outubro eles estariam livres da poeira e do barro.
Atraso
Mais de 6 meses depois quem chega no local tem a impressão que a obra esta apenas começando pois em apenas um pequeno trecho foram colocados alguns canos. Segundo se ouve falar extra-oficialmente, já que não se tem uma versão oficial divulgada sobre o porque do atraso, foi detectado que haveria a necessidade de fazer uma canalização que não estava no projeto inicial. Este fato seria o responsável por todo o atraso na obra, aliás a exemplo do que aconteceu na rua Aramita de Souza Rodrigues na Vila Charrua.
Caminhão
Com a mudança do clima e com os dias mais quente e seco, e poucos dias de chuva os moradores começaram a sentir os problemas decorrentes da poeira produzida pelo transito intenso na avenida. Com a obra praticamente parada, andando a passo de tartaruga, foram até o secretário de obras pedir que o caminhão pipa aguasse a avenida para amenizar um pouco os transtornos causados pela poeira. Foram informados que o caminhão estafa quebrado, e que para fazer o conserto precisava de uma peça com custo elevado não havendo previsão de quando ele ficaria pronto para aguar as ruas.
Bloqueio
Diante deste cenário nada favorável, da obra andando muito devagar e sem o caminhão pipa, os moradores tomaram a medida extrema de bloquear a avenida. Na sexta-feira, 18, por volta das 20h começaram a abrir uma valeta que ia de um lado ao outro da rua, e também colocaram cones de sinalização, tocos e taboas para impedir a passagem de veículos.
No sábado pela manhã o movimento recebeu a adesão de mais moradores e vários canos foram colocados no meio da avenida, o que trancou totalmente o transito no local.
Prefeito
Na segunda-feira, 21, na Radio Sobral, o prefeito Paulo Machado prestou as seguintes informações sobre o fato:
“Gostaria de entrar no ar, porque houve vários problemas aí no final de semana, com essa seca, com essa dificuldade enorme com as nossas vias não pavimentadas em Butiá, e que na Perimetral houve uma manifestação, que eu até acho que esta certo, inclusive até comentei no programa ai aos sábados, no nosso programa institucional, que eu acho que as manifestações tem que ser feitas, porque é a única maneira que se consegue conquistas de alguma coisa, é as pessoas se manifestando e buscando a relação afetiva com os poderes públicos para que possa desenvolver as aptidões de atendimento as necessidades.
A gente sabe de anos aquele problema da Perimetral do III Exercito, desde que eu me conheço por gente, sempre teve um problema grave sobre o pó, e felizmente agora nos temos um projeto de 500m de pavimentação e tem uma segunda etapa com mais 250m e vai chegar a quase lá ao seu Antão, lá na esquina, para esse ano, já esta começando e para a virada do o ano que vem.
E uma manifestação que a gente respeita, a gente acha que isto é natural, e a gente tem uma noção exata do que esta sendo feito do que esta sendo conduzido em nosso município. E ouve também a abertura de uma vala lá de quase 40cm de espessura, tenho a foto aqui no gabinete, eu tive pessoalmente pela manhã ontem, e tive andando por aí sábado né, então eu só quero dizer para a comunidade que houve um relato parece que o secretário de obras tinha colocado uma certa.. junto a Secretaria de Segurança do Estado, aí do município aí né, uma ocorrência sobre este ato, não ele simplesmente houve uma manifestação dele por segurança até do espaço aí, do local aonde foi detectado aí essa vala , se não alguma pessoa poderia bater um automóvel, até causando um dano físico até numa pessoa, quem sabe ter um óbito. Então eu quero comentar para a comunidade, que nós somos favoráveis a manifestações quando elas são ordeiras, manifestações que vem do vinculo popular, que nosso governo já é um governo popular, que elas sejam bem organizadas, e o Prefeito esta sempre a disposição”.