Notícias

01.11.2012 - 10h01
Dificuldades ao se adaptar com o horário de verão
BUTIÁ - Além de representar uma considerável economia no gasto com energia elétrica, adiantar o relógio em uma hora pode provocar alterações no relógio biológico e na saúde dos brasileiros, muitas pessoas tem sentido um desconforto com esse novo horário.
Com o adiantamento dos relógios em uma hora, as pessoas dormem antes do habitual e acordam uma hora mais cedo. Mas as consequências dessa mudança, para a grande maioria, são a alteração do sono, a irritabilidade e o mau humor pela manhã. Dificuldade para dormir, preguiça e dor de cabeça também são alguns dos sintomas que podem ser sentidos nos primeiros dias após a alteração nos relógios, mas, que em geral, desaparecem em uma semana.
Essa confusão que acontece no nosso organismo é um fenômeno que os médicos chamam de “desordem temporal interna”. O organismo tende a sincronizar seus ritmos ao novo horário, mas cada pessoa tem uma velocidade própria de ajuste.
Jussara Lopes, 28 anos, funcionária pública relata a mudança do horário.
- Adoro horário de verão mas não consegui ainda me adaptar, porque sinto muito sono pela manhã, e na tarde acabo não rendendo muito.
Já Andrieli, 16 anos estudante diz não ter problemas com o horário.
- Gosto muito desse horário, não sinto altas mudanças, minha única dificuldade é para acordar, mas não fico de mau humor e muito menos sem disposição, sem contar que o dia fica mais longo e aproveito mais.
João Almeida, 75 anos, aposentado, diz que esse horário é prazeroso.
- O horário de verão é para trabalhador, acordar cedo, ir para a lida, e quando chega em casa ainda aproveita, porque demora para anoitecer. Isso é maravilho.
Veja abaixo algumas medidas que podem ser tomadas que podem facilitar a adaptação:
- Acertar os horários das refeições e de ir para a cama – De preferência uma hora mais cedo;
- Prefira ambientes mais escuros próximo da hora de dormir, para ter vontade de ir para a cama mais cedo;
- Procure manter a qualidade e a regularidade do sono;
- Aumentar a exposição à luz do dia, especialmente ao sol da manhã;